28/06/2012 às 18:27

Parto humanizado no HRG a partir da segunda-feira

O serviço de parto humanizado começa a funcionar na segunda-feira (2), no Hospital Regional do Gama. Ao ser admitida no pronto-socorro de ginecologia e obstetrícia a gestante em trabalho de parto, e um acompanhante, será encaminhada  para uma das dez salas de pré-parto, parto ou pós-parto (PPP), onde receberá toda assistência médica e de enfermagem.

Segundo o coordenador-geral de Saúde, Robson Umbelino de Brito, o serviço traz benefícios como estabilidade emocional e tranquilidade, uma vez que a paciente terá uma pessoa da família ao seu lado. Além disso, o bebê já fica junto à mãe a partir do momento do nascimento. As salas de PPP são compostas de uma cama de parto, um berço e equipamentos para exercícios que auxiliam no procedimento e duas salas que serão destinadas ao atendimento de gestantes de alto risco. A unidade também conta com uma sala equipada com quatro berços aquecidos destinados a assistência aos recém–nascidos que necessitem de cuidados especiais.

O pronto-socorro de ginecologia e obstetrícia passou por reformas para se adequar as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde e pela Política Nacional de Humanização sobre parto humanizado. O HRG  recebeu em 1998 o título Hospital Amigo da Criança, concedido pelo UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância – por cumprir os dez passos do aleitamento materno. É a segunda maior unidade de saúde da Secretaria de Saúde em número  de partos. Em 2011 realizou 6.088 procedimentos.  

Por Secretaria de Saúde