28/06/2012 às 19:52, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Ferrovia Brasília – Anápolis – Goiânia

 Vice-governador Tadeu Filippelli assinou protocolo de intenções que define as regras para os estudos iniciais e modelagem da concessão e operação da linha de trem

Por Clauber Beserra, da Vice-governadoria


. Foto: Ronaldo Silva

O vice-governador do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, representou o governador Agnelo Queiroz na assinatura do Protocolo de Intenções para a Elaboração dos Estudos de Viabilidade para a Implantação da linha de trem Brasília -Anápolis – Goiânia. O documento tem por objetivo definir as regras para os estudos iniciais e modelagem para concessão e operação da linha, que exigirá o investimento de R$ 700 milhões. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (28), no auditório da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT), em Brasília.

Segundo a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), órgão vinculado ao Ministério da Integração Nacional, que coordena o processo de implantação da ferrovia, o trem a ser implantado será de velocidade média, até 150 Km/h. De acordo com o vice-governador Tadeu Filippelli, a assinatura do protocolo é o primeiro passo para o fortalecimento regional do transporte público de massa. “Um trem partindo da capital federal, passando por Anápolis, que é uma cidade polo, e se interligando a Goiânia, trará benefícios sociais e econômicos para todo o eixo que será contemplado com a obra”, avaliou.

O vice-governador lembrou que o Distrito Federal tem promovido grandes mudanças no transporte público de Brasília. Um exemplo é o projeto de implantação do Eixo Sul, que criará um corredor exclusivo para ônibus, facilitando o deslocamento de milhares de pessoas que moram no Gama e em Santa Maria do DF. “Ações como esta que estamos assinando hoje, em nome do governo do Distrito Federal, vêm confluir com o pensamento do nosso governo sobre como queremos o transporte público de passageiros, com segurança, qualidade e conforto para os usuários”, completou.

Estiveram presentes no ato representantes dos ministérios dos Transportes e da Integração Nacional, o governador de Goiás, Marconi Perillo, o diretor -geral da ANTT, Ivo Borges, o diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Jorge Ernesto Fraxe, e o diretor-superintendente do Sudeco, Marcelo Dourado.