29/06/2012 às 15:33

Eficiência e segurança no combate a incêndios

Governo do Distrito Federal realizou hoje a entrega de 18 caminhões e 500 equipamentos de proteção individual ao Corpo de Bombeiros do DF. Investimento reforçará operações em incêndios urbanos e florestais

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli, entregou ao Corpo de Bombeiros Militar do DF, na manhã desta sexta-feira (29), 18 caminhões para transporte de tropa e 500 equipamentos de proteção individual. Os veículos e acessórios de segurança pessoal serão utilizados no combate a incêndios em áreas urbanas e ambientais, comuns nesta época do ano.

A meta, segundo Agnelo Queiroz, é transformar a corporação em uma das melhores do mundo. “Queremos chegar à Copa de 2014 com estrutura de alto nível. Por isso estamos fazendo investimentos progressivos a fim de proporcionar melhores condições de atuação para o Corpo de Bombeiros, dedicado à proteção da população e do patrimônio natural e urbano de Brasília”, ressaltou o governador.

Os veículos, que ficaram estacionados na Praça do Buriti durante a cerimônia, são equipados para proporcionar transporte confortável e seguro dos bombeiros em qualquer terreno. Já a tecnologia de ponta dos equipamentos de proteção respiratória reduz os riscos e permite que o militar permaneça mais tempo nas ações de combate a incêndios. A entrega das novas aquisições faz parte das comemorações pelos 156 anos de fundação do CBMDF, comemorados em 2 de julho.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Gilberto Lopes, agradeceu o compromisso da atual gestão com a corporação. “Ficamos orgulhosos pelos inúmeros equipamentos adquiridos para melhorar a qualidade do trabalho e proteger os profissionais da equipe. Os caminhões e as vestimentas darão mais celeridade e segurança ao combate a incêndios”, afirmou o coronel.

Participaram do evento o secretário-chefe da Casa Militar, tenente-coronel Rogério Leão; o secretário da Defesa Civil, Paulo Matos; o secretário executivo do Conselho de Governo, Roberto Wagner; o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda; e os deputados distritais Ailton Gomes e Olair Francisco, entre outras autoridades.

Investimentos – O Governo do Distrito Federal realiza, desde o início do ano passado, investimentos na melhoria das condições de trabalho do Corpo de Bombeiros. Entre 2011 e 2012, foram adquiridos dois aviões modelo Air Tractor e 25 Auto Bombas Florestais. O investimento total, incluindo os veículos e equipamentos entregues hoje, foi de R$ 51 milhões.

Agnelo Queiroz relembrou, ainda, a inauguração do Centro Olímpico do Corpo de Bombeiros Militar do DF, no último dia 14. “Acabamos de inaugurar o maior centro esportivo militar do mundo, com equipamentos de ponta e nível olímpico. Isso é importante, pois trata-se de desenvolvimento humano”, salientou.

Ainda este ano, está prevista a entrega de cinco unidades operacionais para tornar mais rápido o atendimento às ocorrências. Mais R$ 22 milhões serão investidos na melhoria das condições de trabalho dos bombeiros, com a reforma de instalações físicas, aquisição de roupas de cama e de mobiliário novo, entre outras iniciativas.

Os investimentos não se restringem à estrutura física. O ingresso de 659 militares no Curso de Formação de Praças, de 56 cadetes no de Oficiais e de 47 Aspirantes no de Habilitação de Oficiais reduzirá o déficit de pessoal da corporação.