02/07/2012 às 20:36, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

DFTrans facilita recarga do Passe Livre

Mais de 1,3 mil estudantes da área urbana são beneficiados com recarga dos cartões dentro dos ônibus. Iniciativa já funciona na área rural. Previsão é de que 150 mil estudantes sejam favorecidos

Por DFTrans

A partir de hoje (2), alunos do Centro de Ensino Médio (CEM) 03, de Ceilândia Sul, dos CEM 01 e 02, do Cruzeiro, e o Stella dos Querubins, em Planaltina, farão recargas dos cartões do Passe Livre Estudantil nos validadores instalados dentro dos próprios ônibus.

A expectativa da autarquia é de atender mais de 1,3 mil estudantes dessas unidades que utilizam o PLE e, de forma gradativa, os mais de 100 mil estudantes da rede pública de ensino, bem como os mais de 50 mil da rede particular. 

Inicialmente, cerca de 870 alunos em Ceilândia, 270, em Planaltina, e 190, no Cruzeiro, serão beneficiados por essa nova medida.

Para o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, a medida faz parte das melhorias no atendimento do transporte público coletivo do DF. “A intenção do governo é proporcionar mais agilidade e comodidade aos usuários do Passe Livre Estudantil na área urbana. Essa mesma medida, que já foi implantada na área rural, beneficiou, em economia de tempo, milhares de alunos. E agora queremos levar a mesma tecnologia aos estudantes da rede pública e particular”, destacou.

De acordo com a autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), a recarga embarcada para os alunos que utilizam o Passe Livre Estudantil (PLE) na área urbana começou a ser implantada, experimentalmente, no mês passado, em parceria com a Secretaria de Educação.

Recarga embarcada – Os novos créditos serão inseridos automaticamente pelos validadores eletrônicos, já instalados em toda a frota de ônibus. A previsão é de que a medida beneficie mais de 150 mil estudantes da área urbana.

Essa novidade é parte de um conjunto de modernizações que, em breve, serão ampliadas para todos os usuários do Passe Livre Estudantil. A fase experimental é necessária para que possam ser implementados, junto ao Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), todos os procedimentos técnicos e operacionais nas escolas e, dessa forma, se aperfeiçoe o funcionamento do sistema.