03/07/2012 às 18:23

Adolescente ganha carta de serviços de saúde

Coordenação Geral de Saúde da Asa Sul lançou Carta de Serviços de Saúde do Adolescente. A ideia é que os profissionais da atenção primária conheçam os serviços disponíveis ao público infanto-juvenil

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Saúde

O Programa de Atenção Integral ao Adolescente da Coordenação Geral de Saúde da Asa Sul lançou, na manhã desta terça-feira (3), a Carta de Serviços de Saúde do Adolescente na regional. O documento surgiu de uma necessidade dos profissionais da atenção primária à saúde, que estavam com dificuldades em identificar os serviços para encaminhar os pacientes.

Entre as definições da carta estão ações, programas e projetos realizados pelos serviços de saúde da Asa Sul. “Essa é uma estratégia para que os profissionais da atenção primária da Regional de Saúde conheçam os serviços disponíveis para atendimento a essa faixa etária da população”, explicou o médico e coordenador do programa, Eduardo Viana Alves.

Outro objetivo da criação da carta da Regional de Saúde Sul é incentivar as demais regionais a produzir suas próprias estratégias, contribuindo para a organização da rede de atenção ao adolescente. O programa será distribuído aos servidores da regional Asa Sul.

Para a chefe do Núcleo de Saúde do Adolescente da Secretaria de Saúde, Denise Ocampos, ações como essa fortalecem a atenção a crianças e jovens com idades entre 10 e 19 anos. A coordenadora da Regional Sul, Roselle Bugarin, acredita que é preciso ativar toda a rede existente para garantir a assistência integral ao paciente.

Gestão na saúde básica – O Programa de Atenção Integral ao Adolescente (Praia) gerencia as ações de melhoria da qualidade da atenção nas unidades básicas de Saúde de uma regional.

Tendo como função o estabelecimento de ações de atenção integral à saúde dos adolescentes, o programa aplica critérios, orientações e normas do núcleo central e áreas afins da Secretaria de Saúde e do Ministério da Saúde.

Atendimentos na regional Asa Sul – No último ano, o Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) realizou um número expressivo de atendimentos a adolescente.

Na faixa etária de 12 a 18 anos, foram feitas 4.922 consultas, 462 partos e 183 cirurgias. Somente no primeiro trimestre deste ano, os números registrados foram: 1.242 consultas, 129 partos e 43 cirurgias, entre outros atendimentos.