Unidade atende, em média, 450 pessoas por dia e conta com especialistas em áreas como clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia

" /> Unidade atende, em média, 450 pessoas por dia e conta com especialistas em áreas como clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia

">

03/07/2012 às 18:00

GDF entrega reforma de centro de saúde em Ceilândia

Unidade atende, em média, 450 pessoas por dia e conta com especialistas em áreas como clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou da cerimônia de reabertura do Centro de Saúde nº 3 de Ceilândia, na manhã desta terça-feira (3). A unidade, que possui 800 metros quadrados de área construída, foi entregue à população após um ano e meio de reforma em toda a sua estrutura.

A unidade, que pode receber, em média, 450 pessoas por dia, conta com especialistas em clínica médica, pediatria, ginecologia e odontologia, entre outros. O atendimento é realizado com agenda semiaberta, em que as consultas são marcadas, mas há possibilidades de encaixes. As obras do centro tiveram investimento de pouco mais de R$ 900 mil.

“Realizamos a reforma completa na estrutura física, desde piso e encanamento até a parte de informática, para que os profissionais possam trabalhar com dignidade e a população seja atendida em um centro de alta qualidade”, destacou o governador.

Estrutura – A recuperação incluiu a substituição das redes hidráulica, de esgoto e elétrica, além dos sistemas de dados e de áudio. O centro recebeu pintura geral externa e interna, reparos no alambrado, reformas nos sanitários e substituição do piso. Para facilitar o acesso de pessoas com necessidades especiais, a unidade recebeu rampas de acesso.

A aquisição de novos computadores, equipamentos e impressoras informatizou os procedimentos, proporcionando mais agilidade e precisão ao atendimento. “Em Ceilândia, este centro é considerado modelo de atendimento, com equipe completa. Vamos readequá-lo para que ele possa atender em horário de agenda aberta, com funcionamento de 7h a 19h”, afirmou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa. Os Centros de Saúde nº 9 e nº 10 também estão sendo reformados.

De acordo com Agnelo Queiroz, esses investimentos integram a nova política de funcionamento do Sistema Público de Saúde. “Um dos nossos grandes objetivos é facilitar o acesso da população aos serviços de saúde, com assistência perto de casa. A ideia é que os casos menos graves e a parte preventiva sejam atendidos nos centros, diminuindo, assim, o fluxo para o pronto-socorro”, explicou o governador, ressaltando também as Clínicas da Família e Unidades de Pronto Atendimento.