05/07/2012 às 20:00

Brasília mostra música e gastronomia no Chile

Evento em Santiago, a capital chilena, terá apresentação do Clube do Choro e quitutes de chefe de cozinha de renome internacional

Por Secretaria de Turismo

Brasília é conhecida internacionalmente como a sede administrativa dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Brasil. Com o Goal to Brasil, projeto do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) para divulgação das cidades-sede da Copa do Mundo, o público internacional irá descobrir que a capital de todos os brasileiros é também uma cidade de gente visionária, que mistura a cultura do país e do mundo com uma arquitetura moderna e plano urbanístico único.

Não é por menos que ela será a cidade de abertura da Copa das Confederações (2013), e receberá o número máximo de jogos da Copa do Mundo (2014), sete ao todo. A cidade se prepara para fazer um belíssimo espetáculo, e o Goal to Brasil vai mostrar as belezas e riquezas que só a capital brasileira possui.

Escolhida para ser destaque na primeira edição do projeto, que ocorre em Santiago, no Chile, nesta quinta-feira (5), Brasília, além de apresentar o investimento que vem sendo feito na cidade para melhor receber visitantes do mundo inteiro, mostra também um pouco de sua cultura musical e gastronômica.

Durante o evento será possível apreciar o som do Clube do Choro, que toca um dos mais tradicionais ritmos musicais da cidade. O estilo musical nasceu no Rio de Janeiro e povoava os quintais dos funcionários públicos da antiga capital. Mas quando vieram para o Planalto Central, o choro veio junto. “Hoje, por excelência, é música de Brasília”, afirma o jornalista Mário de Aratanha.

Para completar a apresentação da cidade, os quitutes da chefe Alice Mesquita revelarão outra característica da cidade: ser um dos principais polos gastronômicos do Brasil. A chefe é extremamente conceituada e seu estabelecimento figura na edição brasileira do livro da norte-americana Patrícia Schultz, “1.000 lugares para conhecer antes de morrer”, best-seller editado em mais de 18 países.