Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/07/2012 às 21:07
Com entrada franca, programação comemora 50 de libertação do país africano
Duas estátuas de mulheres elegantemente vestidas com trajes típicos da Argélia dão as boas vindas a quem chega ao Teatro Nacional para a mostra de cinema argelino. Elas estão posicionadas na entrada da sala Alberto Nepomuceno, onde as películas são projetadas. Ao lado de uma delas, as bandeiras do Brasil e da Argélia simbolizam a parceria entre a Secretaria de Cultura do DF e a Embaixada argelina.
Juntas, as duas instituições promovem, de 6 a 12 de julho, a Semana do Cinema Argelino. Durante os sete dias da mostra, o brasiliense vai poder conhecer o melhor da sétima arte produzido no país do norte africano em sessões às 15h e às 18h, na sala Alberto Nepomuceno do Teatro Nacional.
A programação faz parte das comemorações dos 50 anos de recuperação da independência da Argélia, festejado nesta quinta-feira (5). Por isso, foram selecionados filmes que marcam a luta do povo argelino pela soberania nacional e a liberdade, conquistadas com sacrifícios reconhecidos pela comunidade internacional.
Para o embaixador da Argélia, Djamel Eddine Bennaoum, a Semana do Cinema Argelino é o primeiro passo para a divulgação da cultura daquele país aqui no Brasil. “Vamos trabalhar também com projetos futuros, como apresentações musicais e de dança. O Brasil tem forte ligação com a cultura sul-africana, mas muito pouco com a da África do Norte, que é muito rica”, avaliou.
Os filmes – Fazem parte da programação filmes consagrados internacionalmente como Crônica dos Anos de Fogo, vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 1975, e A Batalha de Argel, Leão de Ouro no Festival de Veneza. Há também produções mais recentes, inéditas no DF.
Confira a programação da Semana do Cinema Argelino:
Sexta-feira, 6/7
15h – A Epopéia do Cheik Bouamama
18h – Mostefa Bem Boulaid
Sábado, 7/7
15h – A Batalha de Argel
18h – O Ópio e a Vara
Domingo, 8/7
15h – Os Fora da Lei
18h – Mascarados
Segunda-feira, 9/7
15h – Crônica dos Anos de Fogo
18h – Os Fora da Lei
Terça-feira, 10/7
15h – Mostefa Bem Boulaid
18h – O Ópio e a Vara
Quarta-feira, 11/7
15h – Mascarados
18h – A Batalha de Argel
Quinta-feira, 12/7
15h – Mostefa Bem Boulaid
18h – A Epopéia do Cheik Bouamama
SERVIÇO
Semana do Cinema Argelino
De 6 a 12 de julho de 2012
Local: Teatro Nacional Claudio Santoro – Sala Alberto Nepomuceno
Entrada franca