Evento comemora 156 anos do Corpo de Bombeiros Militar e faz parte do calendário tradicional de provas de atletismo em Brasília

" /> Evento comemora 156 anos do Corpo de Bombeiros Militar e faz parte do calendário tradicional de provas de atletismo em Brasília

">

05/07/2012 às 20:49, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Sexta é último dia de inscrições para Corrida do Fogo

Evento comemora 156 anos do Corpo de Bombeiros Militar e faz parte do calendário tradicional de provas de atletismo em Brasília

Por Thaís Antonio, da Agência Brasília

Esta sexta-feira (6) é o último dia de inscrições para a Corrida do Fogo, que chega à 22ª edição em comemoração ao aniversário do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. A corporação completou 156 anos no último dia 2. A prova será domingo, 8 de julho, às 18h30, com concentração e largada em frente ao Museu da República. As inscrições custam R$ 50 e estão abertas no Quiosque do Atleta, no estacionamento 12 do Parque da Cidade, e em um stand que será montado, esta sexta-feira, na Esplanada dos Ministérios, próximo à Rodoviária. A expectativa é que a prova reúna 4,5 mil corredores. Mais de 3 mil inscrições já foram realizadas.

“Convidamos todos que ainda não se inscreveram a participar da nossa 22ª Corrida do Fogo, a maior e melhor corrida de rua do DF”, declarou o tenente-coronel do CBMDF, Eugenio Cesar Nogueira. Este ano, a corrida contará com provas de 5km e 10km – em edições anteriores havia apenas o percurso mais extenso. A prova é dividida em três categorias: bombeiros, pessoas com deficiência e atletas em geral. A corrida ocorre à noite, para minimizar os efeitos da baixa umidade. Os corredores recebem um kit com camiseta, garrafa plástica e toalha, além de itens de reposição energética.

No ano passado, mais de 5 mil atletas correram a prova, que contou com a participação do governador Agnelo Queiroz. A comemoração terá ainda demonstração técnica de equipamentos do Corpo de Bombeiros, salto de paraquedas, descida de rapel na Biblioteca Nacional, sobrevoo de helicóptero, além de divulgação de campanhas educativas. “É um momento em que nos aproximamos da população e temos a oportunidade de apresentar o nosso trabalho”, explica o tenente-coronel.

Histórico – A prova começou em 1990 e, a princípio, era destinada apenas a bombeiros. Logo na primeira edição a procura da população foi grande e a corrida estreou com a integração de militares e civis. Há aproximadamente 10 anos, foi criada a categoria de para-atletas. 

Já o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal comemora 156 anos, porque considera a criação da corporação no Rio de Janeiro, quando a cidade era a capital do Brasil. O decreto, assinado pelo imperador Dom Pedro II, data de 2 de julho de 1856.