05/07/2012 às 20:29

Cooperação internacional na área de Segurança

Secretaria de Segurança assina protocolo de intenções para participar de intercâmbio de boas práticas na área. Plano Ação pela Vida é carro-chefe

Por Thaís Antonio, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

O plano Ação pela Vida, lançado em 20 de abril pelo governador Agnelo Queiroz, pode se tornar um exemplo de integração institucional para outros países em desenvolvimento. É isso que o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, espera do Protocolo de Intenções firmado nesta quarta-feira (5) entre sua Pasta e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).

“Lidamos todos os dias com uma palavra-chave da nossa forma de ação: integração. Com este protocolo, teremos a oportunidade de integrar, também, a nossa segurança à de outros países, o que vai engrandecer nossos trabalhos”, avaliou o secretário. “A agência nos vê como um parceiro forte no estabelecimento da política governamental. Isso é consequência do profissionalismo e seriedade que a secretaria demonstra em todas as ações executadas até agora”, completou.

Sandro Avelar explicou ao diretor da ABC, ministro Marco Farani, os principais pontos do plano Ação pela Vida: o trabalho conjunto entre as forças de segurança, a integração entre os diferentes órgãos do GDF, a colaboração entre os poderes, além da ação voltada para as especificidades de cada região do DF.

O ministro realçou as atribuições da agência, que faz parte da estrutura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e destacou as boas práticas que a SSP pode levar a outros países em desenvolvimento. “Nosso trabalho é a transferência de boas práticas e de políticas públicas, além de promoção de capacitação e visitas técnicas”, salientou. “Por meio do protocolo, podemos levar a Secretaria de Segurança Púbica para o exterior dentro de programas de cooperação que o Brasil já possui com outros países”, reforçou.

Expertise – De acordo com a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine, o programa Ação pela Vida tem um grande potencial de se tornar foco de demandas internacionais. “Sabemos que a integração é necessária, mas não é fácil torná-la realidade. O procedimento que a Secretaria de Segurança Pública tem desenvolvido deve ser um dos principais focos das agências internacionais”, afirmou. Flávia comemorou a assinatura do protocolo. “Com esse acordo de cooperação, temos mais uma secretaria do GDF que se abre para as trocas internacionais, a exemplo das secretarias de Saúde, Agricultura e Desenvolvimento Rural e Educação”, concluiu.