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06/07/2012 às 13:54
Debates aconteceram nas 14 Regionais de Ensino. O próximo passo será visitas nas escolas
Após percorrer 12 Coordenações Regionais de Ensino (CREs), a Secretaria de Educação do DF encerrou ontem o Seminário de Gestão Democrática com a participação das CREs do Recanto das Emas e de Samambaia. Os encontros tiveram como finalidade socializar os princípios do Projeto Político-Pedagógico e promover o debate sobre o processo eleitoral para gestores das escolas públicas, que acontece no dia 22 de agosto.
A secretária-adjunta da SEDF, Maria Luiza Fonseca do Valle, avalia que os seminários alcançaram o objetivo com a participação expressiva de pais, alunos e profissionais da educação. “Conseguimos fomentar a discussão da Gestão Democrática e levar o tema para dentro das unidades de ensino. Para dar continuidade ao trabalho, iremos às escolas com o intuito de termos um contato direto com a comunidade escolar”. A coordenadora da Escola Classe 325 de Samambaia, Alessandra de Oliveira, acredita que abrir espaços de diálogo é a melhor forma de construir uma educação de qualidade. “Cada um deve fazer sua parte, e a participação da comunidade escolar é fundamental. Vejo que nosso Governo é democrático, por isso está dando certo”.
O diretor do Centro de Ensino Fundamental 106 do Recanto das Emas, Antônio Benedik, conta que participou da construção do projeto de Gestão Democrática, realizada por meio de plenárias com todas as Regionais de Ensino, em 2011. “Os seminários dão oportunidade para que as pessoas façam suas colocações quanto à vivência no ambiente escolar. É um momento de construirmos ações conjuntas que serão implantadas em todo sistema público de ensino. Acredito na Gestão Democrática e estamos no caminho certo.”
Regionais de Ensino – A coordenadora da Regional de Ensino do Recanto das Emas, Adriana Regina Pimentel, explica que o tema Gestão Democrática já vem sendo discutido com os profissionais da educação da CRE, por meio de fóruns. “A Gestão Democrática está consolidada com o Projeto Político-Pedagógico. Procuramos trabalhar com as inovações e valorizar as atividades desenvolvidas em cada escola, e tudo isso envolve autonomia, transparência, prestação de contas e pluralidade”, acrescentou.