09/07/2012 às 18:22, atualizado em 12/05/2016 às 17:48

Começa nesta semana a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

Evento começa na próxima quarta-feira (11) e terá participação de adolescentes e conselheiros tutelares, entre outros segmentos, de todo o país

Por Secretaria da Criança

A Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente serão discutidos durante a 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, a ser realizada entre 11 e 14 de julho. O grande desafio do evento é mobilizar os principais atores do Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para implementar e monitorar a Política e o Plano.

Para isso, a Conferência foi construída com os mesmos cinco eixos estratégicos da Política e do Plano Decenal: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes, Proteção e Defesa dos Direitos, Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes, Controle Social da Efetivação dos Direitos e Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Convocada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), o evento contará com delegações estaduais e distrital, compostas por adolescentes, Conselheiros de Direitos; Conselheiros Tutelares; Conselheiros Setoriais; representantes de órgãos governamentais; de entidades da sociedade civil na promoção, defesa e controle dos direitos da Criança e do Adolescente; de universidades, do Poder Judiciário e Legislativo.

Também está prevista a participação de delegados em âmbito nacional, representando órgãos do governo e poder público federal, conselhos e fóruns nacionais, entre outros. Somam-se a essas delegações, os observadores e convidados dos Conselhos de Direitos. São esperadas cerca de 3 mil pessoas.

Direitos da Criança e do Adolescente – A Cidade dos Direitos é um espaço de integração e mobilização da sociedade, que se propõe a reproduzir de maneira interativa e não formal uma minicidade composta por instituições, programas, áreas de convivência e expressão democrática, equipamentos de promoção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes que integram o Sistema de Garantia de Direitos.