09/07/2012 às 18:26

Federação Internacional conclui inspeção para Gymnasiade

Brasília vai receber o evento esportivo em novembro de 2013. Participarão dele 2 mil atletas, de 14 a 17 anos, de 40 países

Por Secretaria de Esporte


. Foto: Divulgação

 Os representantes da International School Sports Federeration (ISF) concluíram na  manhã desta segunda-feira (9) a inspeção às instalações esportivas de Brasília, que serãoutilizadas na Gymnasiade (Olímpiadas Escolares Mundiais), que Brasília vai sediar em novembro de 2013. Depois de dois dias de visita, eles foram hoje ao Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros e ficaram impressionados com  a estrutura do local. “Observamos que este centro, além da boa estrutura, fica próximo de comandos da Polícia Militar, Polícia Federal, hospital e metrô, o que vem agregar para termos uma ótima competição”, destacou o diretor-executivo do comitê técnico da ISF, o belga Kever Norbert.

No centro eles inspecionaram a pista de atletismo, que é homologada pela Federação Internacional de Atletismo; a piscina coberta e o ginásio. O local será usado para três modalidades da competição: atletismo, karatê e judô. As outras sedes de jogos serão os espaços da Secretaria de Esporte, o Parque Aquático e o ginásio Nilson Nelson, além do Centro de Convenções, visitados no domingo. Em seguida, eles fizeram um sobrevoo de helicóptero para verificar a distância que as instalações esportivas ficam dos hotéis, a mobilidade urbana e ter uma visão completa dos locais.  A inspeção foi acompanhada pelos secretários de Esporte, Célio René, e o adjunto, Julio Ribeiro,  o secretário Nacional de Esporte, Lazer, Educação e Inclusão Social do Ministério de Esporte, almirante Afonso Barbosa, o coronel do Corpo de Bombeiros Maciel Nogueira, e o secretário-geral da Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE),  Robson Aguiar.

Para o secretário de Esporte, a visita faz parte do protocolo da competição, em que estão previstas outras inspeções com equipes técnicas de cada modalidade da Gymnasiade.  “Como já vamos receber a competição, o comitê técnico  vai nos apresentar o que precisará ou não se adequar para os jogos. E se precisar de adequações, vamos fazer “, disse. “A nossa expectativa é fazer uma bela competição, principalmente, porque estamos com o apoio da Secretaria de Esporte e do Ministério do Esporte”,  completou o secretário-geral da CBDE.

Além do belga, a comissão técnica da federação internacional é composta por mais quatro representantes:  Carmen Baslan (Itália), Ana Maria Valenti (Espanha), Fernando Delgado (Porto Rico) e Mireille Ganzin (França).

Competição – A Gymnasiade vai reunir 2 mil atletas, de 14 a 17 anos, de 40 países. É realizada a cada quatro anos e pela primeira vez será em um país do continente americano. Brasília foi escolhida após vencer a disputa com Palma de Mallorca (Espanha) em novembro de 2011.  Os jogos contam com cinco modalidades permanentes (atletismo, ginásticas aeróbica, artística e rítmica e natação) e mais três que o país sede pode sugerir. O Brasil escolheu judô, karatê e xadrez.