11/07/2012 às 16:00, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Cooperação com bancos vai divulgar microcrédito para pequenos empreendedores

Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária quer aumentar a orientação sobre concessão de crédito

Por Thaís Antonio, da Agência Brasília

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária do DF firmou acordos de cooperação técnica com os bancos do Brasil e Caixa Econômica Federal. As parcerias têm o objetivo de executar ações de apoio e de fomento ao desenvolvimento econômico, além de orientar e divulgar o Microcrédito Produtivo e Orientado, que concede empréstimos de até R$ 15 mil. A instituição da parceria foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quarta-feira (11).

A ideia é levar aos micro e pequenos empreendedores informações sobre a obtenção de crédito, esclarecer as vantagens e ajudar a definir o momento certo para investir no crescimento dos negócios. “A parceria com as instituições financeiras é fundamental para possibilitar ao micro e pequeno empreendedor o crescimento sustentável, porque lhe dá a oportunidade de obter um recurso que vai permitir que ele aumente sua produção, gere mais emprego e renda”, destacou o subsecretário de Apoio e Fomento, Emerson Freddi.

A cooperação também visa o diagnóstico de necessidades e demandas das empresas em relação às linhas de crédito, em especial ao Microcrédito Produtivo e Orientado, para possibilitar o desenvolvimento dos empreendedores e microempresas em suas atividades produtivas.

A falta de informação é o maior entrave para o crescimento, de acordo com o subsecretário. “Muitas vezes o empresário quer crescer, tem demanda para isso, mas esbarra na falta de recursos para comprar mais uma máquina ou melhorar a estrutura de produção”, explica. “Com a divulgação e orientação sobre o Microcrédito Produtivo e Orientado , ele passa a entender o processo e pode incrementar sua linha de produção e crescer.”

Além dos dois acordos assinados, duas outras parcerias –  com o Banco de Brasília (BRB) e com o Banco do Nordeste do Brasil – estão em fase de formalização na Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Economia Solidária.