12/07/2012 às 20:28, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Casa Civil divulga relatório dos 100 dias

Secretaria é responsável pela gestão administrativa do Governo do Distrito Federal

Por Casa Civil


. Foto: Lula Lopes

A Casa Civil do Distrito Federal completou, no fim de junho, 100 dias de existência. Recriado em 19 de março de 2012, por meio do Decreto n° 33.583, o órgão tornou-se responsável pela gestão administrativa do Governo do DF. Sob o comando do secretário Swedenberger Barbosa, a Casa Civil tem atuado na coordenação das prioridades definidas pelo governador Agnelo Queiroz nas diversas áreas do governo.

Com um papel abrangente na articulação e organização da máquina pública, a Casa Civil tem desenvolvido métodos, prazos e critérios para melhorar a gestão local, por meio de  planejamento e ação coordenada dos órgãos governamentais. Para a coordenação das prioridades do governo, foram definidos três eixos principais: infraestrutura, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico. Com a integração e a colaboração dos órgãos e entidades públicas, as prioridades têm sido, aos poucos, efetivadas.

A fim de prestar contas à população das medidas adotadas a partir dessa coordenação, a Casa Civil divulgará periodicamente os relatórios de atividades.

Esta edição, a dos 100 dias, apresenta os primeiros resultados e o modelo assumido para cuidar da gestão. Para tanto, destaca o papel fundamental da Junta de Execução Orçamentária (JEO), instância presidida pelo governador e coordenada pela Casa Civil, para garantir os recursos para as prioridades de governo.

Conheça os principais pontos do Relatório de Atividades dos 100 dias:

– Liberação de R$ 178 milhões pela JEO para execução das prioridades;

– Desenvolvimento do programa Qualidade de Vida e Cidadania, com ações de cuidado com a cidade;

– Contratação de 2.830 servidores em áreas essenciais, como saúde e educação;

– Investimentos em infraestrutura e nas vias do DF;

– Melhorias no serviço de limpeza urbana e no tratamento de resíduos sólidos;

– Mudanças nos procedimentos para acelerar a análise de pedidos de alvarás de construção;

– Ações na área de desenvolvimento social com a liberação de recursos para construção de abrigos, albergues e centros de atendimento juvenil;

– Articulação junto ao governo federal para promoção das políticas nacionais no DF, bem como para a gestão do PAC;

– Coordenação do Orçamento Participativo.