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12/07/2012 às 22:44, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Metrô transportará mais passageiros

Modernização do sistema, ampliação de vias e construção de novas estações diminuirão intervalo entre os trens e número de carros nas ruas

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

A construção de cinco estações e de 7,5km de linhas do metrô aumentará em 30 mil passageiros a capacidade de transporte do sistema, além de possibilitar a retirada de aproximadamente 8,8 mil carros das ruas nos horários de pico, segundo cálculos da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF). Com essa ampliação, a quantidade de usuários do sistema subirá de 160 mil para cerca de 190 mil passageiros por dia.

A iniciativa também reduzirá o intervalo de tempo entre a passagem dos trens. O período de espera em horários de pico, que hoje é de quase quatro minutos, passará a ser de dois minutos e quarenta e cinco segundos. Isso será possível com a modernização do sistema da Companhia do Metropolitano do Distrito Federal. As obras contarão com recursos do PAC da Mobilidade Urbana. Os projetos básico e executivo também preveem investimento em tecnologia.

A empresa responsável pela concepção dos projetos será a Engevix, selecionada em licitação. O resultado da concorrência pública foi divulgado na edição desta quarta-feira (11) do Diário Oficial do DF. O projeto, que receberá R$ 17 milhões em recursos do Metrô-DF, deverá ser concluído no início de 2013. Já o início da construção está previsto para o final de 2013, com previsão de entrega em 2015.

Para a presidente do Metrô-DF, Ivelise Longhi, o transporte metroviário é um dos meios mais indicados para melhorar o trânsito do DF. “A mobilidade está diretamente associada à qualidade de vida e à sustentabilidade das cidades. E o metrô é um veículo viável, eficiente, seguro e não poluente”, destacou.

Crescimento – A expansão do Metrô abrangerá duas novas estações e mais 2,5km de linha em Ceilândia, dois novos terminais e 4km de trilhos em Samambaia, além da primeira estação da Asa Norte, com 1km de via, até a altura do Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

“Vamos atender uma demanda reprimida nos locais com maior fluxo de pessoas”, explicou Ivelise Longhi. “Além de garantir o direito de ir e vir, o metrô é um indutor de crescimento, pois valoriza as áreas por onde passa”, acrescentou a presidente do Metrô-DF.