13/07/2012 às 21:50

Mais servidores para a Educação

Total de 860 concursados vai reforçar o quadro da área no DF. Medida faz parte do investimento do governo em setores prioritários

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, deu posse a 860 servidores concursados para a área de Educação na tarde desta sexta-feira (13), no auditório do Museu da República. Os profissionais vão substituir professores com contratos temporários e aposentados, o que contribui para a recomposição do quadro funcional da Secretaria de Educação.

Dos 860 nomeados, há 500 professores da educação básica, 160 analistas de gestão educacional e 200 técnicos de gestão educacional. A convocação dos servidores foi aprovada pela Junta de Execução Orçamentária do DF, órgão colegiado que tem a função de aprimorar a aplicação do Orçamento do DF, garantindo recursos para políticas prioritárias. Presidida pelo governador Agnelo Queiroz, ela é coordenada pelo secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, e formada pelos secretários de Fazenda, Marcelo Piancastelli, e de Planejamento, Luiz Paulo Barreto.

“Nosso grande objetivo é colocar as contas em dia, economizando e utilizando os recursos públicos com eficiência. Vamos continuar com o controle de gastos, justamente para priorizar áreas essenciais, como a Educação”, enfatizou Agnelo Queiroz. Com a posse dos concursados, o número de servidores nomeados na área da Educação desde o início do governo soma 1.734, sendo 1.205 professores e 529 assistentes.

Para o secretário de Educação, Denilson Bento, a medida valoriza o profissional da área. “É importante termos servidores efetivos para que possamos qualificá-los e aprimorar o ensino”, destacou.

Representando todos os servidores nomeados, a professora Denise Ferreira agradeceu a oportunidade de firmar um compromisso com a educação básica. “O conhecimento é uma ferramenta fundamental para formar cidadãos com amor, autonomia e democracia”, disse.

O evento de posse também marcou o início do Curso de Formação Inicial dos servidores, que terá 180 horas de duração e no qual serão abordados assuntos como práticas pedagógicas, aprendizado e informações sobre o GDF. Após o curso, os profissionais terão acesso a uma plataforma de Educação a Distância, atualizada constantemente com informações pertinentes às áreas.

Gastos em dia – De acordo com o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda, o cenário de gastos excessivos com pessoal, herdado da gestão anterior, já está controlado. “Tivemos que tomar medidas como corte de salários do primeiro escalão e redução de horas extras”, recordou o secretário, ao acrescentar que tais despesas estão abaixo do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na mesa diretora da cerimônia de posse também estavam as secretárias da Criança, Rejane Pitanga, e da Mulher, Olgamir Amancia; o secretário-adjunto da Casa Civil, Afonso Almeida; o deputado federal Roberto Policarpo; o líder do governo na Câmara Legislativa do DF, deputado Wasny de Roure; e os deputados distritais Israel Batista, Olair Francisco e Chico Vigilante.