13/07/2012 às 21:07, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

SIA completa 52 anos com foco no desenvolvimento

Setor recebe melhorias do Governo do Distrito Federal e comemora aniversário com programação especial

Por Ailane Silva, da Agência Brasília

Uma das áreas econômicas mais importantes da capital, o Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) abriga cerca de cinco mil indústrias que geram 90 mil empregos. Ao completar 52 anos de existência, a região administrativa responde por 56% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Distrito Federal e recebe incentivos do GDF para estimular o desenvolvimento local. 

Entre as ações destinadas a impulsionar o crescimento do setor, destaca-se a criação do Trecho XVII, por meio do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do DF (Pró-DF). São 145 unidades imobiliárias com área média de 1750 m² cada, o que totaliza 255 mil m². Atualmente, o trecho possui 47 empresas com alvarás de funcionamento autorizados pela administração. “No local, é permitido funcionamento de comércio atacadista e varejista, prestação de serviços, indústrias, garagens, depósitos, postos de gasolina, e outras atividades”, ressalta o administrador regional do SIA, Adauto de Almeida Rodrigues.

Rodrigues lembra também que a região administrativa enfrentava sérios problemas com a falta de limpeza. “O SIA, por abrigar indústrias, produz muito lixo. Para manter a cidade limpa, a roçagem e a capina são feitas regularmente. E o entulho é recolhido todos os dias. Quando o serviço começou, chegávamos a recolher 500 toneladas por semana. Hoje, são cerca de 200”, contabiliza.

Infraestrutura – A falta de estacionamento, iluminação precária e equipamentos públicos que não recebiam manutenção, aos poucos, também estão deixando de fazer parte da realidade local. Para evitar os constantes alagamentos em época de chuvas, por exemplo, foram investidos R$ 3,2 milhões em obras de drenagem de águas pluviais. Já o Setor de Inflamáveis terá um novo estacionamento e o Setor de Transportes Rodoviários e Cargas (STRC) ganhará novas vagas para carretas. O SIA receberá também bocas de lobo e iluminação pública. Outra melhoria em andamento é construção de 2km de calçadas, já em processo licitatório.

Outros obstáculos ao desenvolvimento de empreendimentos no setor também foram solucionados. “O SIA estava abandonado. Muitos processos de licenciamento, alvarás de construção e outros documentos importantes para as empresas estavam parados. Hoje, não temos mais nenhum processo nessa situação”, conta o administrador. Segundo ele, a administração identificou áreas usadas irregularmente, o que resultou na remoção de 50 mil metros quadrados de invasões.

Além disso, para oferecer mais segurança aos pedestres, está em construção uma passarela, de estrutura metálica, sobre a Via Estrutural. A previsão é de que a obra fique pronta em 90 dias. O equipamento facilitará a travessia da pista, principalmente no horário de pico, muito perigoso devido ao grande tráfego de veículos na via.

Com circulação diária estimada em 300 mil pessoas, o SIA terá mais dois pontos de táxi: um próximo ao Setor de Hotéis e outro perto da Feira dos Importados. Segundo o administrador Adauto Rodrigues as obras estão em licitação e devem começar neste semestre, quando também devem ter início o recapeamento asfáltico e a instalação de placas de endereçamento.

A regularização dos 230 trailers e quiosques e a construção de um Restaurante Comunitário, de uma Delegacia de Polícia – que funciona hoje em um prédio alugado – e de um pátio de serviços para a administração regional são outros projetos em execução.