14/07/2012 às 11:59

SIA contra as drogas

Secretaria de Justiça realiza trabalho de conscientização sobre os riscos do uso de entorpecentes durante festa de aniversário da cidade

Por Secretaria de Justiça

Para comemorar os 52 anos do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), a equipe da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Subad), da Secretaria de Justiça, vai fazer um trabalho de conscientização sobre os riscos do uso de drogas, neste sábado (14). Esta é mais uma ação do projeto Viva a Vida sem Drogas, do Governo do Distrito Federal.

A  equipe da subsecretaria estará em um estande, até as 18h, e distribuirá material educacional, como panfletos e cartilhas dirigidas aos jovens e pais. Para animar os convidados, o servidor Judson Ferreira, vai apresentar suas paródias que têm como tema o combate ao uso de drogas. “São músicas conhecidas das pessoas, mas com letras feitas especialmente para levar a mensagem aos jovens e adultos”, diz o servidor.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada dez dependentes químicos, quatro chegam a óbito, três vivem recaindo no consumo e três conseguem certo controle da dependência. Segundo o secretário de Justiça, Alírio Neto, o crack é uma droga devastadora que está levando os jovens à morte. Segundo o secretário, 33 mil pessoas morrem por ano de forma violenta, sendo que dessas, 92% dos casos estão associados às drogas e armas de fogo.

Procon – A Secretaria de Justiça também marcará presença com o estande do Procon. Uma equipe estará na festa para prestar orientação a quem precisar. “Nós queremos levar o Procon cada vez mais para perto da comunidade”, justifica Oswaldo Morais, diretor-geral do órgão.