15/07/2012 às 21:33, atualizado em 17/05/2016 às 14:39

Governador busca em Dubai investimentos para o DF

Agnelo Queiroz visitou maior centro de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oriente Médio e do Norte da África

Por Secretaria de Comunicação Social


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz conheceu hoje, em Dubai, nos Emirados Árabes, o Dubai Media City e Dubai Internet City, maior centro de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação do Oriente Médio e do Norte da África, abrigando empresas internacionais e regionais. A missão internacional iniciada hoje pelo governador tem como objetivo conhecer as melhores experiências em soluções tecnológicas, sustentáveis e de crescimento econômico que possam ser desenvolvidas em nossas cidades e, ao mesmo tempo, divulgar as potencialidades do Distrito Federal e os inúmeros aspectos positivos para os empreendedores interessados em investir na nossa região.

“É impressionante o empreendedorismo que vemos em Dubai, que mostra como a cidade enfrentou os desafios que se impuseram contra ela. Os Emirados Árabes são um país muito jovem, de apenas 41 anos, e Dubai deu um grande salto de desenvolvimento nos últimos oito anos, mostrando que é possível encarar os desafios e ter sucesso”, constatou Agnelo Queiroz.

O governador participou de reuniões técnicas com representantes do Dubai Internet City e do Centro Financeiro Internacional de Dubai, para quem apresentou os potenciais de investimento do DF. Como resultado da reunião, daqui a dois meses, uma missão internacional do governo de Dubai virá a Brasília para conhecer o Parque Tecnológico do Distrito Federal, Cidade Digital. O empreendimento, que está sendo instalado na capital federal, deverá receber a consultoria de técnicos do país.

No Centro Financeiro Internacional, um dos maiores do mundo, o governador disse que Dubai tem muito a ensinar aos brasileiros e ao Distrito Federal, em particular. “Com 160 nacionalidades residindo em Dubai, com 2 milhões de habitantes, o progresso e a modernidade são exemplos a serem seguidos”, destacou o governador.

Na noite de segunda-feira, o governador segue para Cingapura dando continuidade à viagem que passa ainda pela China, Alemanha e Itália.

Além do governador, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinícius Benevides.

Também acompanham o governador Agnelo Queiroz na missão o presidente da Câmara Legislativa, deputado Patrício, e o deputado distrital Cristiano Araújo, além do presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Antônio Rocha. Entre as ações previstas estão: assinatura de acordos de cooperação, visitas técnicas, palestras do próprio governador para investidores e encontros políticos com ministros e embaixadores do Brasil nos países.

 
Objetivos da missão:
Criar oportunidades de negócios para a indústria do Distrito Federal;
Captação de investimentos estrangeiros em diversos setores econômicos;
Ampliar as parcerias comerciais e técnicas do Distrito Federal;
Promover a cidade como sede da abertura da Copa das Confederações, dos jogos da Copa do Mundo de 2014, evidenciando a excelência de Brasília para sediar grandes eventos esportivos, técnicos, científicos, entre outros.

Principais focos:
Ciência e tecnologia, infraestrutura, construção civil, mobilidade urbana, planejamento urbano, modelos sustentáveis de energia e saneamento.

Locais visitados pelo governador Agnelo Queiroz em Dubai:
Dubai Internet City (DIC) é o maior centro de negócios de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Oriente Médio e do Norte da África, abrigando empresas internacionais e regionais. O DIC colabora com o desenvolvimento das companhias do ramo, que podem desfrutar de uma receita livre de impostos, bem como oportunidades de bons relacionamentos (networking), programas de crescimento da indústria e serviços governamentais.

Dubai Media City é um complexo que abriga negócios de mídia internacionais e regionais. É oferecido um ambiente de negócios de mídia para as empresas ou indivíduos, que podem usufruir de benefícios de uma zona franca, com 100% de propriedade das empresas – livres de imposto de renda, bem como valores adicionais por serviços -, oportunidades de networking, serviços de gerenciamento local da atividade, programas de desenvolvimento da indústria e serviços governamentais.

Centro Financeiro Internacional de Dubai – foi criado para proporcionar um ambiente de progresso e desenvolvimento econômico para os Emirados Árabes e toda a região, com toda estrutura legal e empresarial necessárias, bem como infraestrutura dentro dos padrões internacionais. O Centro Financeiro é uma jurisdição independente, sob a Constituição dos Emirados Árabes Unidos, e tem suas próprias leis civis e comerciais, que são escritas em Inglês e que seguem os padrões das leis inglesas. O local também tem seus próprios tribunais, com juízes da Inglaterra, Cingapura e Hong Kong.

Burj Khalifa – Prédio mais alto do mundo. O arranha-céu bateu esse recorde com os seus 828m de altura e 160 andares habitáveis. O estilista italiano Georgio Armani, em parceria com a Emaar, construtora do Burj, abriu o Armani Hotel Dubai no edifício, ocupando 35 andares nos altos padrões de design. Outra grande atração no Burj é o deck de observação aberto ao público. O mirante fica de 124 a 442 metros de altura.