16/07/2012 às 23:37

Índices de criminalidade se mantêm estáveis

A Secretaria de Segurança Pública do DF divulga os dados da última semana

Por Secretaria de Segurança Pública

A Secretaria de Estado de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) divulgou nesta segunda-feira, 16, o balanço criminal da última semana (de 9 a 15 dejulho). Os dados apresentaram uma redução nas tentativas de homicídio, que passaram de 20 para 18, e também nos casos de latrocínio, com apenas um registro nesta semana.

Também foram registradas 14 ocorrências de homicídios, das quais 79% com emprego de arma de fogo. As cidades de Ceilândia, Gama e Samambaia tiveram o maior número de casos. Em relação ao crime de roubo com restrição de liberdade, o período apresentou 12 ocorrências, com destaque para as cidades de Brasília e Recanto das Emas.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, apesar do aumento em relação à semana anterior, os dados estão estáveis. “Não houve um aumento na taxa de homicídios, a última semana teve 10, e, na anterior, 12 casos, ou seja, o índice se mantém estável”. Avelar também revelou que todas as pessoas vítimas de homicídio tinham envolvimento com o crime. “Isso é reflexo da luta por pontos de drogas e espaço no mundo do crime. Estamos agora mapeando os problemas de cada região para programarmos ações específicas nesses pontos”, comenta.

Com a greve dos policiais militares no início do ano – conhecida como Operação Tartaruga – os índices do primeiro trimestre de 2012 ficaram comprometidos. Para o comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), coronel Suamy Santana, a corporação continua com ações específicas em regiões com alto índice de criminalidade, como Taguatinga e Ceilândia. “Por meio da Operação Cavalo de Aço e da Operação Comando Especial, por exemplo, temos executado ações específicas, buscando as quadrilhas envolvidas em tráfico de drogas e roubo de veículos”, explica.

Apesar da sensível queda nos índices criminais, o diretor-geral da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), delegado Jorge Xavier, garante que a PCDF tem trabalhado de forma efetiva no combate à criminalidade. “Sabemos que as vítimas de homicídio possuem passagem pela polícia. Estamos cumprindo os mandados de prisão preventiva e investigando a atuação das quadrilhas no DF, e a Polícia Militar, além de atuar de forma preventiva e ostensiva, está apreendendo um grande número de armas de fogo”, disse.

Cerca de 30 armas foram apreendidas nessa última semana. Em junho deste ano, 180 armas foram recolhidas, a maioria pistolas e revólveres. Neste semestre também foram presas 5.841 pessoas envolvidas com tráfico de drogas, 389 a mais do que no ano passado.

Período de Seca –  O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também alertou sobre a chegada do período de estiagem no DF. Este ano a seca chegou atrasada, geralmente se inicia no mês de abril. Ainda sim, foram registrados 256 ocorrências de incêndios florestais no período compreendido entre 14 de abril e 8 de julho. O subcomandante-geral, coronel César Correa, informa que 99% dos casos são gerados pela ação do homem e pede ajuda da população para reduzir os índices de incêndio neste ano. “Precisamos que a comunidade evite jogar pontas de cigarros nas margens das pistas e queimar lixo em área aberta”, alerta.