17/07/2012 às 21:04

Caesb, Terracap e Exército unidos em missão

Termo de cooperação técnica assinado pelas três entidades vai permitir a recuperação ambiental de área próximo à Rodoferroviária

Por Caesb


. Foto: Marco Antônio Peixoto/Caesb

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e o Exército Brasileiro assinaram, na tarde desta segunda-feira (16), termo de cooperação técnica para recuperação ambiental da área degradada próximo à antiga Rodoferroviária. O termo, que tem o Instituto Brasília Ambiental (Ibram) como mediador, valerá por quatro anos.

O presidente da Caesb, Célio Biavati Filho, ressaltou a importância do trabalho e a parceria do GDF com o Exército Brasileiro. “É uma questão muito importante, tanto ambiental como social. Vamos ajudar a diminuir o lodo produzido nas estações de tratamento de esgotos”, enfatizou.

Para a recuperação dos 185 hectares de área degradada, que equivalem a aproximadamente 310 campos de futebol, serão utilizados 95 mil m³ de adubo orgânico provenientes das estações de tratamento de esgotos, também conhecido como biossólidos e, ainda, a terra das escavações das obras do Setor Noroeste. A recuperação será dividida em três fases: aplicação de terra – recomposição topográfica; disposição e revolvimento do adubo; e cobertura vegetal com mudas nativas do Cerrado.

Segundo o coordenador de Operações da Superintendência de Operação e Tratamento de Esgotos da Caesb, Thiago Borges, a colocação do adubo é extremamente importante para iniciar a formação de um novo solo sobre o substrato degradado. “Ele fornece matéria orgânica e nutrientes necessários para devolver à terra sua fertilidade e assim permitir a recuperação ambiental de uma área que há mais de quatro décadas encontra-se degradada,” destaca.

Participaram da assinatura do acordo, além do presidente da Caesb, o general de Exército Joaquim Maia Brandão Júnior, chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército; o diretor de administração da Terracap, Israel Marcos da Costa Brandão; o comandante da 11ª Região Militar, general de Brigada, Luiz Eduardo Ramos Pereira; e Nilton Reis Batista Júnior, presidente do Ibram.