17/07/2012 às 19:44

Cine Brasília reabrirá com acessibilidade

Reforma e restauração do espaço serão finalizadas em novembro. Rampas, banheiros e piso tátil estão sendo instalados na tradicional sala de exibição

Por Thaís Antonio, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

O Cine Brasília, inaugurado em 1960, passa por uma reforma estrutural desde o início de maio. A casa, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e tradicional sede do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, retomará a fachada e as bilheterias originais. Rampas já foram instaladas na lateral direita da sala de exibição, onde antes havia apenas escadas. Dois banheiros acessíveis estão sendo construídos no cinema, que contará também com piso especial para pessoas com deficiências visuais e portas de emergência.

Por causa da reforma, este ano o festival será realizado na Sala Villa-Lobos, do Teatro Nacional Claudio Santoro, de 17 a 24 de setembro. “Para o festival, aparentemente, é um transtorno. Mas no ano que vem a sala vai estar muito melhor”, ressaltou o subsecretário do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural da Secretaria de Cultura, José Delvinei Santos. “Este governo fez uma opção muito clara, a de não fazer maquiagem só para o festival. Estamos fazendo uma obra estruturante. Nossa proposta é transformar o Cine Brasília no centro do audiovisual da capital do país.” A obra está dentro do cronograma e deve ficar pronta em novembro, conforme previsto em contrato.

Em 2011 foi realizada a primeira etapa da obra, a impermeabilização e a instalação de para-raios. A segunda fase – em execução – prevê a troca de instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas, inclusive de todo o sistema de ar-condicionado, já que o aparelho do Cine Brasília data de 1970 e ainda é movido a diesel. 

Rampas e banheiros adaptados, piso tátil, poltronas para obesos e lugares para cadeirantes na plateia da sala de exibição são algumas das adequações por que o Cine Brasília passará para atender à Lei de Acessibilidade. Para o controle de incêndios, está sendo construída uma caixa d’água subterrânea que alimentará o sistema de sprinklers – chuveirinhos colocados no teto, acionados automaticamente quando há sinal de fogo. Portas de emergência também serão instaladas na sala de exibição. A sala de projeção, que conta com dois projetores de 35 mm – para rodar filmes em película – ganhará dois equipamentos de projeção digital. 

“Esse trabalho de restauro tem como eixo principal fazer a modernização do cinema com o compromisso de resgatar as características originais”, destacou o arquiteto da Diretoria de Preservação da Secretaria de Cultura, Jonatas Nunes. Duas características importantes do projeto original serão mantidas: as bilheterias, que serão retiradas da entrada do saguão e passarão para a parede do fundo do cinema, do lado de fora, e a fachada em tijolos, que eram naturais em 1960 e, por causa de pichações, foram pintados com inúmeras camadas de tinta ao longo dos anos. A tinta está sendo raspada e os tijolos, com a cor original, serão protegidos por um verniz especial anti-pichação.