17/07/2012 às 23:29, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

DFTrans autua transporte irregular

Fiscalização realizada na manhã desta terça-feira (17) flagrou 32 veículos

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília

A autarquia Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) flagrou, na manhã desta terça-feira (17), em operação no eixinho W, na altura da 107 Norte, entre 6h e 9h, 32 veículos fazendo transporte irregular. Ao todo, 20 carros de passeio, 10 ônibus e duas vans foram apreendidos. Os veículos foram levados ao depósito do Detran. A multa por conduzir passageiros irregularmente varia de R$ 2 mil a R$ 5 mil, dependendo da reincidência.

A ação da autarquia é recorrente e pretende coibir a prática irregular no Distrito Federal. “Todas essas ações ilegais que geram constrangimento ao usuário, como veículos particulares sem licença e frotas sem credenciamento que esses motoristas vêm empregando, serão eliminadas ou pelo menos diminuídas”, condena o diretor do DFTrans, Marco Antonio Campanella.

Este ano, o DFTrans já notificou 367 carros por cometerem a infração. Segundo indicadores do órgão, no ano passado, 380 motoristas infratores foram multados. A assessoria informa que as autuações aumentaram por causa das ações extensivas e a parceria entre o DFTrans, Polícia Militar e Detran.

Campanella reconhece que boa parte do problema é fruto da falta de qualidade no transporte público. “Nós sabemos que o transporte pirata se prolifera na medida em que o serviço prestado à população é ineficiente”, afirma. “Mas com a renovação de frotas proposta pelo governador Agnelo Queiroz e a integração do sistema, nós teremos outra modelagem no serviço”.

O diretor explica que o novo conjunto de medidas do transporte público inclui a divisão das áreas do Distrito Federal em cinco regiões. “Por meio de licitação, cada empresa ou concessionária cuidará de uma bacia. Isso não implica que esse direito não possa ser tirado caso os termos de qualidade previstos no contrato não se concretizem”, alerta.