17/07/2012 às 12:00

Mutirão de vasectomia em Samambaia começa nesta terça-feira

A Diretoria de Atenção a Saúde de Samambaia realiza um mutirão de vasectomia a partir desta terça-feira (17) para comemorar o Dia Internacional do Homem, 15 de julho, no Hospital Regional de Samambaia. O objetivo é zerar a fila de espera do Ambulatório de Cirurgia, que conta atualmente com 107 pacientes à espera do procedimento.

Segundo os especialistas, a vasectomia é um método de contracepção bastante seguro, que torna o homem estéril mas não interfere na produção de hormônios e no desempenho sexual. Participarão do mutirão  pacientes encaminhados pelos Centros de Saúde de Samambaia que estavam aguardando na fila de espera. Todos  participaram da Palestra de Planejamento Familiar, oferecida pelas Unidades de Saúde, para  tirar  dúvidas  sobre a vasectomia e receberam autorização para o procedimento.
Serão realizadas 20 cirurgias por semana, o que permitirá acabar com a fila depois de pouco mais de um mês.

Os homens que passarão pelo processo têm que ter no mínimo dois filhos e mais de 25 anos de idade. “Serão realizadas quatro vasectomias por dia útil, a partir desta terça-feira. Queremos acabar em pouco tempo com a fila de espera” disse Paula Garcia de Araújo, Diretora de Atenção a Saúde de Samambaia.

Por Secretaria de Saúde