18/07/2012 às 22:50

Programa +Autonomia forma primeira turma

Mais duas turmas que atenderão 1.176 pessoas estão previstas para o segundo semestre deste ano

Por Cinara Lima, da Agência Brasília

O governador do Distrito Federal em exercício, Tadeu Filippelli, participou nesta quarta-feira (18) da formatura de 460 alunos da primeira etapa do programa da Secretaria de Trabalho (Setrab), o +Autonomia.

O programa de qualificação profissional oferece cursos de formação e capacitação para pessoas que trabalham como autônomas. Estão entre eles os de diarista/empregada doméstica, cozinheira, cuidador de idosos, cabeleireiro e padeiro.

“É impossível transformamos um país, um estado ou uma cidade sem investir na educação e na formação. Este é um investimento na formação profissional autônoma. Esses trabalhadores sofrem muito com a falta de treinamento”, disse o governador em exercício.

Na ocasião da entrega dos certificados, foi organizada uma ação social na Casa do Vovô, para que os alunos colocassem em prática o que aprenderam nos cursos. Os autônomos prepararam lanche, aferiram pressão arterial, maquiaram as idosas e realizaram cortes de cabelo. Em seguida, o governador em exercício entregou os certificados de conclusão dos cursos.

Confiança – Ana Paula Carvalho, 38 anos, já trabalhou como cuidadora de idosos e depois do curso se sente mais preparada. “Já tinha trabalhado na área sem ter preparo. Acho que a formação vai abrir portas, porque o mercado de trabalho exige qualificação. Além disso, tem muitas técnicas que eu não conhecia e que aprendi no curso”, disse.

Para o autônomo Edson Ribeiro, 36 anos, o curso de cabeleireiro representou a chance de aprender uma nova profissão. “Foi oportunidade de ter mais uma qualificação para um novo desempenho. É mais uma profissão que veio somar na minha vida. Sou gerente comercial, correspondente bancário e agora cabeleireiro”, concluiu Ribeiro. 

O curso – O objetivo do +Autonomia é melhorar a qualidade dos serviços prestados e aumentar a geração de renda. A ideia é dar oportunidade para os trabalhadores autônomos atualizarem os conhecimentos e assim facilitar sua entrada no mercado de trabalho.

“Estamos no caminho certo. É o investimento do estado na qualificação profissional. Os grandes vitoriosos disso tudo são os autônomos. Mas não parem por aí, busquem cada vez mais aperfeiçoamento”, aconselhou o secretário do Trabalho, Washington Luiz Sales.

Esta é a primeira turma do programa, mas já existe previsão de mais duas neste ano. As inscrições para a segunda turma estão abertas desde o dia 2 de julho e terminam nesta sexta-feira (20/7). As aulas começam em 23 julho.

São 588 vagas oferecidas e as inscrições podem ser feitas em todas as agências do trabalhador e na Rodoviária do Plano Piloto. As listas dos candidatos selecionados para as turmas do +Autonomia serão divulgadas no site da Secretaria de Trabalho (www.trabalho.df.gov.br). As aulas da terceira turma começam em 27 de setembro com oferta da mesma quantidade de vagas.

Os cursos são de diarista/empregada doméstica, padeiro, cabeleireiro, cozinheira e cuidador de idosos. Todos os cursos são gratuitos, com duração de aproximadamente dois meses e aulas de segunda a sexta-feira. Além disso, os alunos recebem vale-transporte, alimentação, material didático completo, seguro de vida e uniforme.

A metodologia dos cursos é participativa, e os professores realizam oficinas de trabalho, aulas práticas, jogos institucionais, dinâmicas em grupo e aulas expositivas. Os alunos têm a oportunidade de obter conhecimento teórico e prático de alta qualidade.

Serviço: Inscrições para a segunda turma

Quem pode participar: Pessoas com mais de 18 anos, que morem no DF e possuam a escolaridade exigida para o curso escolhido.
Data de inscrição: 2/7 a 20/7 
Local de inscrição: Todas as agências do trabalhador e Rodoviária do Plano Piloto (Plataforma inferior, próximo à entrada do metrô).
Horário de atendimento: Das 8h às 18h
Documentação necessária para inscrição: Carteira de Identidade, ou documento equivalente, e CPF.
Documentos exigidos para matrícula no curso após seleção:
• Carteira de Trabalho
• Comprovante de residência do DF
• Certificado de conclusão da escolaridade
Horário de realização dos cursos:
• Matutino – das 8h às 12h
• Vespertino – das 14h às 18h
• Noturno – das 19h às 22h30