18/07/2012 às 16:45

Nova base do Samu em Taguatinga

 Unidade será inaugurada na sexta-feira. Equipe formada por 56 profissionais atende, em média, três mil pessoas ao mês

Por Secretaria de Saúde

 O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal – Samu 192, em parceria com a Administração Regional de Taguatinga, inaugura, na sexta-feira (20), a nova base do Núcleo de Atendimento Pré-Hospitalar. A nova estrutura fica na QNG 08, Área Especial 19.

O Núcleo de Taguatinga do Samu também é responsável pelos atendimentos realizados em Águas Claras, Arniqueiras e Vicente Pires. Para atender essas localidades, estão à disposição da população três ambulâncias básicas, uma avançada, tipo UTI, e um veículo de intervenção rápida, além de duas motolâncias. Os veículos são utilizados para possibilitar a chegada rápida de socorro em localidades onde o trânsito é muito intenso ou em áreas de difícil acesso.

Taguatinga é responsável por cerca de três mil atendimentos mensais do Samu, o que corresponde a 14% do total. Está na segunda colocação no ranking de atendimentos realizados, ficando atrás somente de Ceilândia, que atende, em média, 19% dos casos. O novo local irá melhorar as condições de trabalho dos servidores do núcleo, pois facilita a acessibilidade às principais vias da cidade. Qualquer tempo ganho é fundamental na recuperação de um acidentado.

O Samu do Distrito Federal é divido em sete núcleos, são eles: Taguatinga, Ceilândia, Brasília, Sobradinho, Gama, Samambaia e Guará. Para atender a sociedade, são disponibilizados dois núcleos de Aeromédicos (CBMDF e PRF), Centros Especializados no Hospital de Base, Hospital Regional do Guará e o Hospital Regional de Ceilândia.