19/07/2012 às 14:27, atualizado em 17/05/2016 às 14:38

Brasília mostra potencial para receber investimentos estrangeiros

Em Cingapura, governador Agnelo Queiroz apresentou palestra para destacar perspectivas econômicas da capital com foco no desenvolvimento tecnológico

Por


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, apresentou ontem (18), em Cingapura, a palestra Invest in Brasília (Invista em Brasília). Ao lado do presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF), deputado Patrício, e do presidente da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Antônio Rocha, ele mostrou aos empresários locais as potencialidades oferecidas pela capital do país para receber investimentos estrangeiros.

“Brasília tem de ocupar espaço estratégico no mundo globalizado. Somos a capital da quinta maior economia do mundo”, destacou o governador Agnelo Queiroz, reforçando a capacidade do DF para atrair recursos. “Para crescer e se desenvolver é preciso trocar experiências e mostrar Brasília para o mundo”, acrescentou.

Durante a palestra, Agnelo Queiroz traçou os perfis econômico e social de Brasília. “Tive a oportunidade de mostrar a empresários internacionais as virtudes de se investir no Distrito Federal, como a boa qualidade de vida e todas as condições propícias para crescimento”, disse. O governador comentou, por exemplo, que Brasília apresenta a maior renda per capita do país, é Patrimônio Cultural da Humanidade e tem a maior concentração de áreas verdes do Brasil, quatro vezes mais que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “O Distrito Federal é o melhor lugar para se fazer negócio. Vivemos atualmente a menor taxa de desemprego da história e temos alta concentração de embaixadas e organismos internacionais. A população tem altíssimo nível de escolaridade.”

O deputado Patrício declarou apoio às propostas de desenvolvimento apresentadas pelo governador Agnelo Queiroz. “Estou aqui representando a Câmara Legislativa, que dá garantia política e jurídica para o desenvolvimento econômico do Distrito Federal. O Legislativo é parceiro dos segmentos produtivos que geram emprego e desenvolvimento para nossa sociedade”, reforçou o presidente da CLDF.

O presidente da Fibra afirmou que agora o DF vai se expandir economicamente, guiado pela força econômica da alta tecnologia. “Brasília reúne as condições para fomentar o setor produtivo, e hoje temos como grande aposta o polo de tecnologia, que é o Parque Capital Digital”, enfatizou Antônio Rocha.

Entre os espectadores estavam empresários representantes de grandes empresas nacionais (Sadia – Brasil Foods, Embraer, Vale, Banco do Brasil e Petrobras) e internacionais (ST Engineering, Temasek, GIC, Keppel Land, Sembcorp, Singapore Business Federation e Singapore International Chamber of Commerce). Os brasileiros ficaram contentes ao perceber que Brasília acompanha a tendência mundial de se posicionar no cenário econômico global ao enviar uma delegação para apresentar a capital brasileira a investidores internacionais.

Missão – O objetivo da missão internacional é conhecer as melhores experiências em soluções tecnológicas, sustentáveis e de crescimento econômico que possam ser desenvolvidas em nossas cidades e, ao mesmo tempo, divulgar as potencialidades do Distrito Federal e os inúmeros aspectos positivos para os empreendedores interessados em investir na nossa região.

Além do governador, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; e o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinícius Benevides. Também acompanha o governador Agnelo Queiroz o deputado distrital Cristiano Araújo, além do presidente da Federação das Indústrias de Brasília (Fibra), Antônio Rocha.