19/07/2012 às 14:30

Campanha de saúde da mulher é bem recebida no Riacho Fundo II

Caminhão itinerante realiza dezenas de exames preventivos na cidade

Por Secretaria de Saúde

É grande a procura por exames na Unidade Móvel de Saúde da Mulher do Riacho Fundo II. A equipe do caminhão, que está estacionado na QN 10 desde o último dia 10, já realizou 961 exames entre mamografias, ultrassonografias e preventivos para câncer de colo do útero. O atendimento vai até a sexta-feira (20). Na segunda-feira (23), a Unidade segue para o Recanto das Emas.

Até a manhã desta quarta-feira (18) foram feitas 303 mamografias, 318 ultrassonografias e 339 exames de Papanicolau (preventivo). Para evitar a formação de filas e para que as pacientes não precisem chegar de madrugada no local, a diretoria de Saúde do Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Riacho Fundo decidiu distribuir senhas no dia anterior. “Com esta medida não registramos mais esse desconforto para a população feminina da cidade”, afirma o enfermeiro Ivaldo Rodrigues.

Desde o dia 8 de março, quando o projeto foi lançado, os profissionais da unidade móvel já realizaram 10.881 exames, sendo 3.584 mamografias, 3.936 ecografias de diversos tipos (abdominal, da tireoide ou transvaginal) e 3.361 exames preventivos em oito localidades do Distrito Federal.

A unidade móvel já esteve no Condomínio Pôr do Sol (Ceilândia), Núcleo Rural Taquara (em Planaltina), Cidade Estrutural, Paranoá/Itapoã, Nova Colina (Sobradinho), São Sebastião e Areal. As próximas localidades a receber o caminhão serão Recanto das Emas, Planaltina e Ceilândia (Condomínio Sol Nascente).

Para fazer ecografia, a paciente precisa apresentar pedido do médico do centro de saúde ou do profissional que atende na unidade móvel. Para fazer a mamografia, basta procurar a unidade, portando documento de identificação e comprovante de residência.

O serviço dá prioridade ao atendimento de mulheres acima dos 40 anos que nunca fizeram esses exames. As senhas para atendimento são distribuídas nos inícios da manhã e da tarde. A previsão é de que, diariamente, sejam feitas 40 mamografias, 50 ecografias e 40 exames preventivos. As mulheres que apresentarem alterações nos exames terão acompanhamento no centro de saúde mais próximo de sua residência ou no hospital de referência.