21/07/2012 às 19:47, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Festa do Divino Espírito Santo começa neste domingo (22)

Missa marca início dos festejos em Brazlândia

Por Administração de Brazlândia

Neste ano, a tradicional Festa do Divino Espírito Santo, a Folia da Roça, começará neste domingo (22), às 19h, com uma missa celebrada pelo Padre Vanderlei, na Capela do Divino Espírito Santo, no Curralinho, área rural de Brazlândia. Após a celebração, a folia será incrementada pela Alvorada, com orações e cantorias. No dia seguinte, os foliões dão início ao “giro” da folia, seguindo para o primeiro pouso.

A Festa do Divino envolve temas como: os costumes, o folclore, a história local e a religiosidade. Todas as noites são realizadas celebrações, reza da ladainha, agradecimento da mesa, orações e danças de catira. Pela manhã, os foliões rezam e cantam o ofício em louvor à Nossa Senhora e, após o almoço, seguem para outros pontos. 

O anfitrião faz toda essa preparação em louvor ao Divino Espírito Santo. A Folia do Divino percorre fazendas, desde a mais humilde até as mais fartas, visitando as casas dos devotos que alcançaram ou que desejam alcançar alguma graça.

Passando pelo Curralinho, Pedra Preta, Almécegas, Vendinha, Rodeador e Brazlândia, a festa é um berço de cultura tradicional, com uma linguagem original, figurino baseado na realeza, dança da catira e, sobretudo, fé e devoção. A festa atravessa o século com costumes dos antepassados do local e consegue cada vez mais participação de jovens e crianças. 

O encerramento da festa ocorre na Praça da Paróquia de São Sebastião nos dias 28 e 29 de julho,  quando chegam os foliões que giraram na folia. No último dia, haverá a entrega da folia com shows das bandas católicas Alis e Francimar. 

Tradição – A Festa do Divino Espírito Santo é um dos eventos mais tradicionais de Brazlândia, realizada há mais de 79 anos, quando a cidade ainda pertencia ao município de Luziânia. Realizada sempre na última quinzena do mês de julho, conta com a participação de aproximadamente 200 foliões, que seguem durante seis dias girando a folia em diversas fazendas da região, onde pernoitam e são recebidos pelo pouseiro, com jantar para celebração e a chegada da Folia. A bandeira do Divino Espírito Santo expõe os sete dons: fortaleza, sabedoria, ciência, conselho, piedade, entendimento e temor a Deus.