22/07/2012 às 17:37

Curso de extensão na Fepecs

Dividida em cinco etapas, a formação é direcionada a professores e alunos da instituição e ao corpo técnico da Secretaria de Saúde do DF

Por Secretaria de Saúde

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), promove o primeiro curso de extensão “Fepecs em mudança: educação e pesquisa para o SUS”. O objetivo é realizar amplo debate sobre o processo de gestão democrática e participativa no âmbito da Fepecs e suas instituições mantidas – Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs), com cursos de medicina e enfermagem; Escola Técnica de Brasília (Etesb); e a Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas (Codep). O curso terá cinco fases e as inscrições, abertas na sexta-feira (20), prosseguem  e vão até 5 agosto pelo site www.fepecs.edu.br.

O curso, que ocorrerá em cincos etapas, de 8 de agosto a 18 de outubro, é voltado para o corpo técnico da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, docentes e estudantes da Escs e da Etesb, além dos preceptores das graduações e residências.

A proposta é debater, especificamente, a confluência dos campos educação e saúde; conceituar gestão democrática e participativa; orientar a adequação da Escs e da Fepecs à legislação do ensino superior; e subsidiar a construção da carreira docente no âmbito da Escs. Além disso, outros temas serão debatidos: a construção do processo de gestão colegiada na Fepecs e suas mantidas; a instituição da gestão matricial por resultados como estratégia de democratizar processos e decisões; e a instituição do fórum permanente de gestão colegiada na Fundação de Ensino e suas mantidas.

A Fepecs é responsável pela formação de quadros profissionais de nível básico, técnico, superior, de extensão, de pós-graduação e de pesquisa e, por isso, contribui na formação de profissionais para o SUS e o Polo de Educação Permanente da Região Integrada de Desenvolvimento do DF e Entorno.