23/07/2012 às 21:16

Alunos do DF retornam às aulas

As 653 escolas da rede pública retomaram suas atividades com o apoio do Batalhão Escolar da PM-DF e Detran

Por Cinara Lima, da Agência Brasília

Cerca de 540 mil alunos da rede pública do Distrito Federal voltaram às aulas nesta segunda-feira (23).  O retorno às escolas é monitorado pela operação Volta às Aulas, do Batalhão Escolar da Polícia Militar do DF. Ela mobilizou 520 policiais e 40 viaturas nas portas de 1,1 mil escolas públicas e particulares.

A operação, que ocorre entre 7h e 23h, segue até 23 de agosto e conta com a distribuição de cartilhas com dicas de segurança no trânsito e de comportamento de pais e alunos na chegada e na saída das escolas. “A PM está atenta à segurança de todos e preza pelo bom convívio escolar. Interagimos com a direção e com os alunos das instituições de ensino”, detalhou o comandante em exercício do Batalhão Escolar do DF, major Valtêncio Antônio de Oliveira.

Segundo ele, os pais também são orientados a se relacionarem com os filhos. “Pedimos que participem dos eventos da escola e da vida social de seus filhos. Também nos preocupamos com o bullying e o cyber bullying. Quando o aluno passa por esses problemas, ele fica mais tímido e introspectivo. Pedimos a atenção dos pais”, alertou o major.

A operação do Batalhão Escolar desenvolve ainda outras iniciativas, como palestras sobre bullying, pedofilia, cyber bullying e prevenção ao uso de drogas, dentre aproximadamente 20 temas. O Centro de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (CPCDH) orienta sobre a travessia de pedestres de forma segura e o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) faz o alerta em relação às drogas.

Detran – Até a próxima quinta-feira (26), o Departamento de Trânsito do DF realiza campanha educativa em escolas públicas e particulares. O objetivo é ensinar aos alunos regras de trânsito por meio de espetáculos teatrais e jogos educativos. As peças e os jogos da ação que teve início nesse domingo, em um shopping da cidade, acontecem sempre às 10h e 14h