23/07/2012 às 16:07

Comitê transfere carroceiros de área pública em Ceilândia

Grupo criado pela Secretaria da Ordem Pública e Social desocupou área pública onde está prevista a duplicação de pista que liga Ceilândia à BR-070

Por Da Redação, com informações da Secretaria da Ordem Pública e Social

O Comitê de Combate ao Uso Irregular do Solo erradicou três edificações e 30 baias para cavalos na QNO 4/6, em Ceilândia, nesta sexta-feira (20). A operação ocorreu durante a transferência dos carroceiros para área cedida pela Administração Regional da cidade, na ADE da QNR. A desocupação ocorreu de forma pacífica, após negociação que durou pelo menos 18 meses.

Na área ocupada irregularmente pelos carroceiros, está prevista a duplicação da via O1, que liga Ceilândia à BR-070. A construção da nova pista deverá aumentar a velocidade e o fluxo dos veículos na via. De acordo com a Administração, a movimentação das carroças no local poderia causar acidentes.

Cerca de 200 servidores participaram da ação, que incluiu a derrubada de uma edificação de madeira e duas de alvenaria e de aproximadamente 800 metros lineares de cerca. Além disso, 60 cavalos que estavam no local foram transferidos, e cisternas e fossas foram entupidas. O entulho recolhido durante a operação, suficiente para encher 80 caçambas de caminhão, será despejado em área de transbordo.

Participaram da operação as Secretarias da Ordem Pública e Social (Seops) e de Agricultura; a Agência de Fiscalização (Agefis); as Polícias Civil e Militar; o Detran-DF; a Companhia Energética de Brasília (CEB); a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb); o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), e a Administração Regional de Ceilândia.