23/07/2012 às 19:16, atualizado em 17/05/2016 às 14:37

Comitiva brasiliense encerra missão em Xangai

Governador Agnelo Queiroz fechou agenda na China com apresentação a investidores locais sobre as potencialidades do Distrito Federal. Após conhecer modelos de bicicletas elétricas, delegação seguiu para Alemanha

Por Secretaria de Comunicação Social


. Foto: Roberto Barroso

No último dia de missão em Xangai, na China, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, apresentou  a um grupo de empreendedores e representantes do governo chinês a palestra Invest in Brasilia (Invista em Brasília). Participaram da exposição a cônsul-geral do Brasil em Xangai, embaixadora Ana Cândida Perez, o presidente da Câmara Legislativa do DF, deputado Patrício, e o presidente do Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor) e representante da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Jeovani Salomão.

O governador destacou a parceria comercial entre Brasil e China e apontou as potencialidades da capital federal para reforçar o vínculo das duas nações.  “Brasília tem muito a aprender com o desenvolvimento de cidades como Xangai assim como tem grande potencial para receber investimentos que podem vir daqui (China)”, disse ele.

Ao lado de Agnelo Queiroz, o deputado Patrício disse ao grupo que espera reencontrá-lo, em breve, para que sejam concretizados os projetos e acordos de parcerias.  “Apoiamos todas as iniciativas e os projetos que impulsionem o desenvolvimento econômico do Distrito Federal.”

A embaixadora Ana Cândido Perez enfatizou aos empreendedores e representantes do governo chinês a vocação de Brasília para o desenvolvimento verde. “A cidade tem capacidade para atrair indústrias limpas. Brasília foi planejada para 500 mil pessoas, mas se desenvolveu muito e, hoje, ultrapassa esse número.”

Bicicletas – Após a palestra, seguida de almoço, o governador e a comitiva conheceram modelos de bicicletas elétricas fabricadas pela S4 Clean Energy, empresa sino-brasileira que desenvolve produtos a partir de energia limpa, como ônibus, bicicletas elétricas, telas e projetores com tecnologia LED. Agnelo Queiroz demonstrou interesse em levar esses veículos para o Distrito Federal. “É um transporte não poluente. Com o nosso programa de incentivos, queremos levar essas empresas para gerar empregos em Brasília. Esse modelo combina com a nossa aposta no desenvolvimento da cidade por meio de indústrias limpas, ciência e tecnologia”, disse.

Depois de encerrar a agenda em Xangai, o governador e a comitiva seguiram para Munique, na Alemanha. Na cidade, Agnelo Queiroz também apresentará a palestra Invest in Brasilia a representantes da indústria local.

Missão – A viagem faz parte da missão internacional do governador, que começou em 13 de julho e já passou por Dubai e Cingapura. Da China, a comitiva brasiliense segue para Alemanha e Itália. O objetivo da missão é divulgar o Distrito Federal como centro tecnológico e digital; conhecer os modelos dos melhores polos digitais do mundo e trocar experiências no setor de mobilidade e planejamento urbanos. 

Além do governador, integram a comitiva os secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Abdon Henrique de Araújo, e de Comunicação Social, Samanta Sallum; o porta-voz, Ugo Braga; a chefe da Assessoria Internacional do GDF, Flávia Malkine; os presidentes da Terracap, Antônio Carlos Lins, e da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), Carlos Alberto Kock; o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa), Vinicius Benevides, além dos deputados distritais Patrício (presidente da Câmara Legislativa) e Cristiano Araújo, bem como o presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Antônio Rocha.