23/07/2012 às 16:32

Pronatec amplia prazo de inscrições

As aulas serão presenciais, gratuitas e terão duração mínima de 160 horas

Por Secretaria de Turismo

  O prazo para inscrições no Pronatec, programa de qualificação profissional do Ministério do Turismo (Mtur), foi prorrogado para o dia 31 de julho. Voltada para o setor de turismo, com vistas à Copa do Mundo de 2014, a formação ainda oferece em Brasília e outras 61 cidades vagas em alguns dos 29 cursos oferecidos.

A oportunidade é para aqueles que pretendem se capacitar como agente de informações turísticas, atendente de lanchonete, auxiliar em serviços de hospedagem, agente de viagens, entre outros. O programa também oferece vagas para cursos de inglês, espanhol e Libras.

As aulas serão presenciais, gratuitas e terão duração mínima de 160 horas, o equivalente a quatro meses. Os participantes receberão auxílio para alimentação e transporte. As empresas parceiras que tiverem funcionários qualificados pelo programa receberão uma identificação, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo da FIFA de 2014. Dos 151 mil cadastrados, 45.949 estão pré-matriculados e formam turmas em todo o Brasil.  

Moradores das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014, trabalhadores do setor turístico e pessoas com deficiência têm prioridade nas inscrições. Para todos é exigida idade mínima de 18 anos. Os cursos serão ministrados em unidades do Sistema S (Senac, Sesi e Senai) e institutos federais de educação.

Os interessados podem se cadastrar pelo site do Pronatec.