24/07/2012 às 19:40

Campanha do Agasalho realiza a primeira doação

Centro Social Tia Ilda, no Varjão, foi a primeira instituição contemplada pela campanha da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, que já conseguiu mais de 2 mil arrecadações

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

As 103 crianças do Centro Social Tia Ilda, no Varjão, terão um inverno mais aquecido este ano. A entidade foi a primeira a receber doações da Campanha do Agasalho, organizada pela Subsecretaria de Promoção e Mobilização Social, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania. A entrega dos donativos foi feita na manhã desta terça-feira (24), na própria instituição.

A campanha, que teve início há um mês, já recolheu mais de 2 mil peças, entre agasalhos, cobertores e calçados. O Centro Social Tia Ilda ganhou 250 peças de roupas infantis, 40 casacos e 30 cobertores, além de uma caixa de brinquedos e sapatos. “Fiquei muito feliz quando soube da campanha, pois tudo o que construímos e nossa sobrevivência são graças às doações”, disse a fundadora da entidade, Maria Ilda Julião Ovides.

Para o secretário de Justiça em exercício, Jefferson Ribeiro, ações como essa aproximam o governo da população mais carente. “Decidimos iniciar as doações na creche da tia Ilda pela necessidade e pela história da instituição na comunidade do Varjão. A Secretaria é de Justiça, mas é também de Direitos Humanos e Cidadania”, ressaltou.

Iniciativa permanente – A campanha entrou em sua segunda fase no último dia 16, com a mobilização de síndicos de condomínios, para arrecadação com os moradores. A ideia é que o projeto vá além do período de inverno e se torne constante. “A Secretaria é um intermediário entre quem precisa e quem quer ajudar. Nossa missão é despertar esse trabalho voluntário”, destacou o subsecretário de Promoção e Mobilização Social, Carlos Eduardo Guimarães.

Centenas de pessoas, entre funcionários da Subsecretaria, voluntários e parceiros, estão envolvidas direta ou indiretamente na campanha. Até o momento, estão previstas entregas em mais cinco instituições de regiões distintas do DF, mas as entidades ainda podem se candidatar às doações pelo telefone 2104-1937.

Doações – O trabalho de arrecadação seguirá até setembro, em todas as unidades do Na Hora e do Procon, em academias, igrejas, shoppings centers, pizzaria Pedacinho 108 Norte, na Administração Regional do Guará, no Uniceub e na Academia Club Coat (Setor de Clubes Sul). A Secretaria de Justiça também recolhe o donativo em domicílio: é necessário apenas entrar em contato pelo mesmo telefone.

Solidariedade – O Centro Social Tia Ilda surgiu há 11 anos, quando Maria Ilda Julião Ovides começou a cuidar dos filhos de uma vizinha. A notícia se espalhou, e, com trabalho e doações, o barraco de madeira se transformou em uma creche que atende crianças de quatro a dez anos, nos turnos matutino e vespertino.

No local, as crianças desempenham atividades que vão desde apoio pedagógico e aulas de reforço a brincadeiras. O espaço conta com brinquedoteca, videodeca, refeitório e espaço para descanso. Crianças do Varjão, do bairro de Taquari e do Itapoã, a maioria filhos de mães solteiras, são atendidas pela creche.

Além da tia Ilda, a instituição conta com cinco profissionais: três monitoras, um pedagogo voluntário e uma cozinheira que prepara cinco refeições diárias para as crianças – café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. “Toda terça-feira recebemos, ainda, verduras da Ceasa, doadas pela Secretaria de Agricultura”, contou Maria Ilda.

O Centro Social Tia Ilda fica na Quadra 5, Conjunto A, Lote 7 na cidade do Varjão. Quem tiver interesse em ajudar pode ligar no telefone 3468-5642, das 7h às 18h.