25/07/2012 às 20:25, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Dia do Taxista é comemorado com homenagens

 Secretaria de Transportes ofereceu um café da manhã aos profissionais

Por Secretaria de Turismo

Os motoristas do Distrito Federal receberam hoje (25) uma homenagem pelo dia da profissão. A Secretaria de Transportes do Distrito Federal, por meio da subsecretaria de Transporte Público Coletivo e Individual (Sutransp), ofereceu um café da manhã para cerca de 200 taxistas. No evento, os destaques de Brasília receberam uma premiação pela contribuição em serviços prestados aos brasilienses e turistas da cidade.

Uma das homenageadas foi a taxista Ilda José de Santana Ferraz. A mineira de Presidente Prudente recebeu uma plaqueta de honra ao mérito por ser uma das pioneiras entre os profissionais de Brasília, com 21 anos de dedicação à atividade e por representar as mulheres em um ambiente majoritariamente masculino. “A gente passa a vida tentando aprender e morre sem saber nada. Um dos meus maiores orgulhos é ser taxista”, disse.

A cerimônia foi acompanhada pelo secretário de Transportes do DF, José Walter Vazquez Filho, o superintendente da Infraero, Antônio Erivaldo Sales, e pela presidente do Sindicato dos Taxistas do DF, Maria do Bonfim. Após as homenagens, os convidados participaram de uma série de ações comandadas por instituições públicas e privadas. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) marcou presença com a distribuição de folders e folhetos promocionais, salientando a beleza e atrativos da cidade para aqueles que auxiliam na linha de frente junto aos turistas e moradores. Na oportunidade, os profissionais também puderam se cadastrar no sistema online de atendimento de chamadas.

A iniciativa tem o objetivo de facilitar o trabalho dos taxistas, que podem, por meio de um aparelho eletrônico, identificar os pedidos mais próximos e responder com mais agilidade.

Dia do Motorista – O dia 25 de julho marca a comemoração de São Cristovão, padroeiro dos motoristas e, principalmente, dos taxistas. De acordo com algumas das lendas, Cristóvão era um gigante materialista com manias de grandeza e costumava servir ao senhor errado. Quando percebeu o erro, converteu-se e passou a se dedicar à caridade. A atividade que desempenhava era de transportar as pessoas entre as margens de um rio. Um dia, sem saber, transportou o próprio menino Jesus.