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25/07/2012 às 20:00, atualizado em 12/05/2016 às 17:51
Cidades e regiões do DF, sobretudo as que não possuem os serviços do Passe Livre Estudantil, devem receber, em breve, a unidade móvel da autarquia
O DFTrans Móvel, no período de pouco mais de dois meses, esteve em 13 regiões administrativas do Distrito Federal e realizou 2.188 atendimentos relacionados aos serviços de ouvidoria, recebimento de reclamações e sugestões ao transporte público coletivo, bem como aos serviços de recarga, cadastro e atualização de dados referentes ao Passe Livre Estudantil (PLE).
De 12 de maio a 19 de julho, a unidade itinerante esteve nas cidades do Núcleo Bandeirante; Condomínios Sol Nascente e Pôr do Sol, em Ceilândia; Santa Maria; Itapoã; Paranoá; São Sebastião; Varjão; Brazlândia (Centro e INCRA); Recanto das Emas; Riacho Fundo; Guará; Candangolândia e Cidade Estrutural. Foram realizados 1.452 atendimentos ao PLE e 736 aos serviços de ouvidoria. Segundo o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, o objetivo e compromisso do GDF é ficar mais perto dos usuários e oferecer um atendimento de qualidade e com mais conforto.
De acordo com Campanella, outras cidades e regiões do DF, sobretudo as que não possuem os serviços do Passe Livre Estudantil, devem receber, em breve, a unidade móvel da autarquia.
Ouvidoria – Para o ouvidor da autarquia, Luiz Humberto, a unidade móvel aproximou o DFTrans do usuário de transporte público. “Ouvir e atender é um compromisso de quem quer mudança no transporte público e de quem busca proporcionar qualidade aos serviços prestados. Ao longo desse período, muitas solicitações e sugestões foram atendidas em relação à questão horária, itinerário e aumento da oferta de linhas de ônibus”, destaca.
Um exemplo é a linha 147.7, que faz o itinerário São Sebastião-Rodoviária do Plano Piloto. Os usuários solicitaram que, após as 22h, houvesse mais horários de saída de ônibus da Rodoviária do Plano Piloto para São Sebastião. Depois da sugestão junto ao DFTrans Móvel, a linha agora conta com mais dois horários, com embarques às 22h e 23h. Luiz Humberto também ressalta que os cidadãos podem fazer suas sugestões e críticas na ouvidoria do DFTrans pelos seguintes canais: telefones 156 opção 4 ou 3043 0419, e-mail: ouvidoria.dftrans@dftrans.df.gov.br e redes sociais(twitter e facebook). O usuário também pode ir pessoalmente à autarquia, que fica no SAIN – Estação Rodoferroviária – Ala Sul – Sobreloja.
Passe Livre – Segundo o coordenador do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA/ DFTrans), Luiz Gonzaga da Rocha, a vantagem primordial do Posto Móvel em percorrer as regiões do DF foi atender, principalmente, aqueles alunos que tinham que se deslocar para outra cidade para obter a recarga do Passe Livre Estudantil e outros atendimentos do benefício. “Foi um ganho de tempo para estes alunos e pais”, destaca.