28/07/2012 às 12:10

Inclusão e acessibilidade para todos

Projeto promove visita de pessoas com deficiência a pontos turísticos da capital federal

Por Secretaria de Justiça

Amanhã (29) será um dia importante para um grupo de 50 cadeirantes e seus acompanhantes. A comissão Jovem Gente Como a Gente, de Planaltina-DF, será beneficiada pelo projeto Brasília para Todos, da Subsecretaria de Promoção dos Direitos Humanos, da Secretaria de Justiça (Sejus), com um passeio a vários pontos turísticos de Brasília, como Memorial JK, Catetinho, Museu da Memória Candanga e Torre Digital.

O grupo se reunirá em frente à Igreja Santa Rita, localizada entre as Quadras 3 e 4 da Vila Buritis, em Planaltina, às 8h, com retorno previsto para às 17h.

O objetivo do projeto é levar cultura e lazer para quem tem pouco ou nenhum acesso a entretenimento, e por isso abrange crianças, idosos e pessoas com deficiência carentes do DF. Segundo o secretário de Justiça, Alírio Neto, o projeto era voltado somente para os pioneiros que construíram a capital. “Com o sucesso da iniciativa, constatamos a necessidade de ampliar os beneficiados”, comenta.

O coordenador de Políticas Sociais da Sejus, Luiz Fiúza, é um dos organizadores do passeio e explica o significado da iniciativa. “A maioria dessas pessoas, não só por conta da deficiência, mas também pela questão financeira, não tem como sair de casa para se divertir. Nesses casos, nós oferecemos transporte e lanche gratuitos”, diz.

História – Desde o início do projeto, em dezembro passado, a Sejus levou aproximadamente duas mil pessoas aos mais diversos pontos turísticos da capital, como o Congresso Nacional, Museu Nacional da República, Parque Nacional Água Mineral e Zoológico, entre outros. Os encontros são realizados três vezes por mês e já somam 70 passeios.

As atividades do projeto Brasília para Todos podem ser agendadas por meio do telefone 2104-1904