28/07/2012 às 18:29, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Maquete itinerante do Estádio Nacional impressiona brasilienses

A réplica em escala 1 para 100, que está há pouco mais de um mês em shopping da Asa Norte, desperta a curiosidade de quem passa por ela

Por Thaís Antonio, da Agência Brasília

A maquete itinerante do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, de 25m², está atraindo a curiosidade e agradando aos brasilienses. Depois de ficar exposta por dois meses no setor de desembarque internacional do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, o protótipo está ao alcance de quem passa pelo Brasília Shopping até 31 de julho. Itinerante, a maquete, feita em escala de 1 para 100, irá passar por áreas de grande movimento da capital federal para que a população tenha acesso aos detalhes da construção do estádio, que será uma arena multiuso adequada, inclusive, para receber eventos nacionais e internacionais.

Para auxiliar a população, um guia recepciona os visitantes e detalha as funcionalidades da réplica do estádio: sistema de som com sete opções de gritos de torcida e narração detalhada sobre a construção da ecoarena. A iluminação da maquete é toda em led, e grande parte das 70 mil cadeirinhas das arquibancadas inferior, intermediária e superior foi pintada à mão. A maquete levou 75 dias para ficar pronta. Idealizada pelo Consórcio Brasília 2014, responsável pela obra da nova arena, a peça foi fabricada em Florianópolis (SC) e trazida para Brasília de caminhão, dividida em dois módulos que pesam, juntos, quase uma tonelada.

No Brasília Shopping, a peça está exposta no 1º piso, com horário de visitação das 10h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 14h às 20h, aos domingos e feriados.

Confira abaixo a opinião de visitantes:

  Isabela Azevedo Foto Lula Lopes

Isabela Azevedo, servidora pública, de Brasília (DF)
“Achei a maquete bem impressionante. Quando a gente vê a obra, ainda não dá para ter ideia de quão grandioso vai ficar o Estádio Nacional. É muito bonita!”
 

  Enrique Villa Foto Lula Lopes

Enrique Villamil, professor de Arquitetura na Universidade do Panamá, Panamá
“A cobertura do estádio é formidável, porque protege os torcedores da chuva. A facilidade de acesso permite retirar uma pessoa rapidamente, caso ela passe mal, por exemplo. Já li sobre os arquitetos e sei que eles são muito gabaritados em nível mundial. É uma obra que será muito útil à cidade.”
 

  Ubimara Rodrigues Foto Lula Lopes

Ubimara Rodrigues, bióloga, São Paulo (SP)
“Setenta mil pessoas sentadas é o máximo. Também achei interessante a proximidade das arquibancadas em relação ao gramado. Gosto muito de arquitetura moderna e adorei a do estádio. Aqui recebi muitas informações. Foi ótimo. O estádio é mais um monumento para Brasília.”
 

  Clarkson e Filhos Foto Lula Lopes

Clarkson Martins de Sousa, empresário, Brasília (DF) Filhos Anthony, 12 e Arthur, 3
“É deslumbrante. Vai ficar até mais gostoso assistir futebol desse jeito. A cobertura é fantástica. É uma obra para não ficar devendo a nenhuma outra no mundo. Brasília merece um estádio desses, ainda mais porque será multiuso. A cidade tinha carência de uma área coberta com essas proporções.”
 

  Lucy Teresa de Castro Foto Lula Lopes

Luci Teresa de Castro, dona de casa, Brasília (DF)
“A maquete está linda. Vai ser perfeito, esse estádio. Como ele vai ser multiuso, isso vai trazer muitos shows de fora e contribuir com o turismo da cidade.”