30/07/2012 às 19:29

Promoção de Brasília no Chile é encerrada

 A representação da capital brasileira ganhou espaço nos jornais impressos e eletrônicos do país

Por Secretaria de Turismo


. Foto: Divulgação/Setur-DF

 A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) encerraram ontem (29) as atividades de divulgação da capital federal no Chile. A temporada, que marcou a primeira edição do projeto Goal to Brazil, começou em 3 de julho com o objetivo de apresentar a cidade como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. A ação destacou a arte, história e arquitetura do DF.

A representação da capital brasileira em Santiago ganhou espaço nos jornais impressos e eletrônicos em julho, considerado o mês de Brasília no Chile. As matérias privilegiaram a exposição “Brasília – Meio Século da Capital do Brasil”, de Danielle Athayde. O trabalho é uma reunião de fotografias antigas e atuais da cidade, mostrando a evolução do DF ao longo de 50 anos de vida. A exposição ficou em cartaz na Universidade Católica do Chile. A apresentação foi reforçada com uma maquete do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha.

Outro destaque foi a mostra de cinema “Brasília Criação e Reinvenção”. Os filmes selecionados têm abordagem da história e evolução de Brasília, no contexto socioeconômico, cultural e paisagístico. O documentário “Rock Brasília – a era de ouro”, de Vladimir Carvalho esteve entre as atrações do evento. O assunto foi tema dos jornais e portais eletrônicos Comunicaextend.cl, Latercera.com, 35milimetros.cl, Revistaescaner.cl, Plataformaurbana.cl e La Tercera. O portal Terra, versão chilena, indicou a cidade como uma ótima opção para as férias de inverno. Cada publicação alcança um público entre 2,4 mil e 4 mil pessoas, por mês ou por dia, de acordo com a periodicidade de cada um.

A divulgação da capital federal em território chileno  teve o apoio do Ministério das Relações Exteriores, da Embaixada Brasileira no Chile, da Secretaria de Cultura e Terracap. O Clube do Choro também contribuiu com apresentações musicais. O Goal to Brasil irá promover evento semelhante em outras 14 cidades no mundo. O objetivo é ampliar o conhecimento técnico dos operadores e agentes de viagens dos países prioritários da América do Sul, da América do Norte e da Europa sobre o Brasil. Ele irá apresentar à cadeia produtiva internacional a oferta turística brasileira e em especial de cada uma das cidades-sede e seu entorno, motivando os profissionais de turismo a incrementar a comercialização de pacotes turísticos antes, durante e após o evento Copa do Mundo no Brasil.