31/07/2012 às 15:15, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Secom-DF integra comissão do Prêmio Engenho de Comunicação

Em sua 9ª edição, evento premia jornalistas e veículos da capital

Por Secretaria de Comunicação Social

A comissão julgadora do 9º Prêmio Engenho de Comunicação – O dia em que o jornalista vira notícia já começou a realizar reuniões periódicas para definir os finalistas de cada uma das 10 categorias e as três personalidades que receberão homenagens especiais. Os vencedores serão conhecidos somente durante a premiação, prevista para o dia 25 de outubro.

A Secretaria de Comunicação Social do Distrito Federal (Secom-DF) está representada no júri do Prêmio Engenho pela jornalista e secretária de Estado Samanta Sallum. O corpo de jurados é composto ainda pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello; o ministro do Tribunal de Contas da União José Múcio Monteiro; o presidente da seccional DF da Ordem dos Advogados do Brasil, Francisco Caputo; o presidente da Fecomércio DF, Adelmir Santana; a integrante do Conselho Superior da Associação Comercial do DF, Danielle Moreira, e a coordenadora de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, Angélica Córdova.

“O prêmio já se tornou uma tradição na cidade”, destaca a jornalista e secretária de Comunicação Social, Samanta Sallum. “O Prêmio Engenho tem o carinho dos jornalistas e é uma bela iniciativa de se homenagear os profissionais de comunicação, que prestam um serviço tão importante à sociedade e muito relevante para Brasília”, conclui.

A organizadora do Prêmio Engenho, Kátia Cubel, explica que a ideia do evento é “destacar os valores morais que a sociedade espera da imprensa, como liberdade de expressão, transparência, democracia e cidadania”. Ela conta que a premiação surgiu para valorizar o jornalismo feito na capital do país, de onde surge a maior parte das notícias relevantes para o Brasil, nacional e internacionalmente.

“Pela formação da própria comissão julgadora, percebemos que o prêmio representa a sociedade civil avaliando o jornalismo”, afirma Kátia Cubel. Ela acrescenta que a escolha dos jurados levou em consideração o fato de todos serem “pessoas relevantes na capital, com grande apreço pelo trabalho da imprensa e de vida pública ilibada”.

Kátia Cubel lembrou que a secretária Samanta Sallum é uma jornalista com história de vida totalmente vinculada à imprensa do DF e que já foi vencedora do Prêmio Engenho.

Prêmio Engenho de Comunicação – Criado em 2004 para destacar as melhores iniciativas e os mais prestigiosos profissionais da imprensa na capital do país, o prêmio faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal. Três profissionais recebem homenagens especiais e há premiação para trabalhos que se destacaram em 10 categorias: Gestão de Negócios da Comunicação, Inovação Jornalística, Cobertura de Brasília, Melhor Coluna, Apresentador (a)/Âncora de TV, Programa de TV, Programa de Rádio, Site Noticioso, Veículo Impresso, Iniciativa Acadêmica.

Não há inscrições. A comissão julgadora, formada por notáveis, faz as indicações, escolhe três finalistas em cada categoria e, desse grupo, define o vencedor.

Mais informações: www.engenhocriatividade.com.br