02/08/2012 às 21:12

Jardim Botânico recebe adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa

Programa estimula consciência cidadã por meio de práticas pedagógicas

Por Secretaria da Criança

Jovens em processo de recuperação social participaram na manhã desta quarta-feira (1) da Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) no Jardim Botânico de Brasília. A iniciativa visa ajudar no processo de ressocialização desses adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.

Com essa experiência, os adolescentes terão a oportunidade de aprender diversas atividades. Entre elas estão técnicas de permacultura, preparação de mudas, plantação e manutenção de jardins, cultivo da horta no espaço da permacultura, organização do acervo da biblioteca e apoio aos educadores ambientais nas visitas escolares às dependências do Jardim Botânico. Além dessas atividades, os adolescentes participarm de oficinas de conserto de bicicletas, oficina de fotografia de aves, entre outros aprendizados.

A subsecretária do Sistema Socioeducativo, Ludmila Pacheco, explica que a PSC no Jardim Botânico tem a finalidade de proporcionar ao adolescente o interesse pelo trabalho, a oportunidade de assimilar novos valores, bem como elevar a autoestima. “É importante desenvolver uma consciência cidadã e a noção de pertencimento e participação por meio de práticas pedagógicas relacionadas ao meio ambiente”, pondera.

A acolhida aos adolescentes contou com a presença dos jovens e seus responsáveis, do diretor e servidores do Jardim Botânico, do coordenador de Articulação Institucional, Lauro De Marco, da Gerência das Medidas em Meio Aberto, do gerente de Esporte, Cultura e Lazer, Ivanildo Luiz da Silva, das advogadas da subsecretaria, além da Defensoria Pública e da Seção de Medidas Socioeducativas da Vara da Infância e Juventude (VIJ).