Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
06/08/2012 às 19:15
Programa oferece aos alunos da rede pública esclarecimentos sobre o Poder Judiciário, direitos e deveres. Proposta é estimular a consciência cidadã nas crianças
Foi lançado na manhã desta segunda-feira (6), no auditório Sepúlveda Pertence, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), o programa Cidadania e Justiça na Escola. Uma parceria entre o TJDFT, a Amagis e a Secretaria de Educação, com o apoio da Poupex.
O programa existe há 12 anos e atenderá, nesta etapa, cinco regionais de ensino: Brazlândia, Guará, Plano Piloto, Samambaia e Santa Maria. Dez mil alunos do 5º ano do ensino fundamental, de 110 escolas, receberão visitas regulares dos magistrados além de fazerem visitas aos fóruns do TJDFT.
De acordo com o presidente em exercício do Tribunal de Justiça, Sérgio Bittencourt, o programa propicia aos alunos a possibilidade de entender o verdadeiro sentido de justiça. “O projeto apresenta o que é o Poder Judiciário e o que são direitos e deveres, em um formato que as crianças possam entender”.
Para o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa, a ação aproxima o Judiciário dos alunos. “É uma satisfação enorme apoiar um programa que tem a proposta de levar o Poder Judiciário ao alcance do entendimento dos estudantes. É também dever da escola trabalhar as formas de cidadania com os alunos”, avalia o secretário.
O programa conta ainda com uma cartilha em forma de revista em quadrinhos, que apresenta, de maneira didática, explicações sobre as questões que serão debatidas com os magistrados e posteriormente em sala de aula. No ano passado, mais de 200 escolas receberam o programa, que alcançou 8 mil estudantes da rede pública de ensino.