09/08/2012 às 18:44

Segurança e qualidade de vida no PAD-DF

Obras de pavimentação na DF-125 e de restauração na BR-251 vão reduzir os acidentes nas vias e melhorar o acesso de moradores e produtores da região

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado do vice-governador, Tadeu Filippelli, inaugurou nesta quinta-feira (9) as obras de pavimentação da DF-125 e de restauração do trecho entre a rodovia e a BR-251, que liga o DF a Unaí (MG). As melhorias proporcionarão mais segurança, além de facilitar o acesso à região do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF).

“A movimentação intensa indica crescimento da produção e desenvolvimento econômico na região. Por isso, uma obra como essa significa mais qualidade de vida para os moradores e escoamento rápido, seguro e limpo dos produtos”, destacou Agnelo Queiroz. “Estamos cumprindo nosso compromisso de investir nas áreas rurais do Distrito Federal”, acrescentou.

DF125 PADF FOTO PEDRO VENTURACom custo total de R$ 1,3 milhão, as obras iniciadas em maio deste ano incluíram asfaltamento de aproximadamente 1km da DF-125 e restauração de 2km do trecho que liga a BR-251 à DF-125. Também foram executados serviços de terraplanagem, drenagem e sinalização.

O vice-governador ressaltou a agilidade e a eficiência dos serviços desde o início do projeto. “Essa obra não estava prevista no orçamento, mas era uma demanda da população. Com muito esforço e vontade política, conseguimos concluir o projeto, a licitação, a contratação e a execução da obra em apenas um ano e três meses”, enfatizou Tadeu Filippelli.

Segurança – Aproximadamente 20 mil veículos circulam diariamente pela BR-251, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF). Já pela DF-125, trafegam pelo menos 2 mil veículos por dia, a maioria caminhões de carga. O diretor do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior, afirmou que as obras reduzirão os riscos de acidentes nas vias.

“Essa região concentra grande produção agrícola e, portanto, possui um fluxo intenso de caminhões pesados. As melhorias dessa obra, especialmente a construção do balão de acesso, darão mais segurança à entrada e à saída de carros e caminhões”, garantiu Fauzi.

O caminhoneiro João Viana, de 54 anos, elogiou as mudanças. Na estrada há 34 anos, ele acredita que as condições de trabalho de quem transporta produtos todos os dias irão melhorar. “O trevo era ruim de passar, causava muitos acidentes, principalmente na época de safra, quando há grande circulação de caminhões e carros”, relembrou. “E asfalto também é sempre bem-vindo. Diminuiu a poeira por aqui”, comemorou João.

Desenvolvimento – Soja, milho, feijão, trigo e hortaliças estão entre as principais produções do Programa de Assentamento Dirigido do Distrito Federal (PAD-DF), que também se destaca na avicultura e na suinocultura. A região registra altos índices de produtividade, abastece boa parte do mercado no DF e também exporta produtos para todo o país.

Segundo o secretário de Agricultura, Lúcio Valadão, somente na Coopa-DF, cooperativa instalada na DF-125, circulam, por ano, aproximadamente 2 milhões de sacas de cereais produzidos no DF e em Goiás. Os mais de 100 funcionários e os 98 associados da Coopa estão entre os maiores beneficiados pelas obras.

“Para a cooperativa, as melhorias nas vias serão de suma importância, pois vamos escoar melhor nossa produção. E com certeza não teremos mais os acidentes que víamos diariamente aqui. Ajudar a salvar vidas é, sem dúvida, a maior conquista dessa obra”, disse o presidente da Coopa-DF, Leomar Cenci.