09/08/2012 às 11:57

Impactos da violência em debate

Realizado pela Sejus, ciclo de palestras pretende avaliar situação de vítimas de agressões

Por Da Redação, com informações da Sejus

JUSTICA BANNEROs impactos da violência no Distrito Federal serão objeto do I Seminário Nacional dos Direitos das Vítimas de Violência, promovido pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejus), nesta sexta-feira (10). O encontro também avaliará a situação das vítimas ocultas: os familiares abalados por tragédias, e formulará políticas públicas para o enfrentamento dessa questão.

Segundo dados da Subsecretaria de Proteção às Vítimas de Violência (Pró-Vítima), vinculada à Sejus e que atua desde 2009 no amparo às vítimas, foram prestados 5.027 atendimentos em 2011: 1.904 psicológicos, 1.693 jurídicos e 1.430 consultorias sociais. Os números são distintos da quantidade dos processos abertos no ano de 2011. Isso significa que um procedimento instaurado pode gerar vários atendimentos ao usuário e seus familiares.

Estatísticas do Ministério da Saúde de 2010, colocam o Distrito Federal na 10ª posição entre os estados brasileiros mais violentos. Em primeiro lugar está Alagoas.

Personalidades como a escritora de novelas Glória Perez, que perdeu a filha Daniela Perez, morta em 1992 pelo ex-ator Guilherme de Pádua; Jocélia Brandão, mãe da menina Miriam Brandão de cinco anos, sequestrada, morta e queimada em Belo Horizonte (MG), em dezembro de 1992; e Ary Friedenbach, pai da Liana Friedenbach, adolescente assassinada em São Paulo junto com o namorado Felipe Caffé, em novembro de 2003, participaram da iniciativa.

Serviço:
Evento: I Seminário Nacional dos Direitos das Vítimas de Violência
Data: 10/8
Horário: 9h
Local: Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados