Na quarta reportagem da série DF Legal, a AGÊNCIA BRASÍLIA mostra os resultados do trabalho de fiscalização da companhia de saneamento. Somente este ano foram emitidas mais de 5 mil ordens de serviço. Quase 10% com o objetivo de combater os "gatos" na rede de água e esgoto
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10/08/2012 às 13:07, atualizado em 12/05/2016 às 17:48
Na quarta reportagem da série DF Legal, a AGÊNCIA BRASÍLIA mostra os resultados do trabalho de fiscalização da companhia de saneamento. Somente este ano foram emitidas mais de 5 mil ordens de serviço. Quase 10% com o objetivo de combater os “gatos” na rede de água e esgoto
A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realiza uma atuação sistemática no combate a fraudes cometidas nas ligações prediais de água. As ações são feitas, principalmente, com base em análises do histórico de consumo dos clientes, armazenado no sistema comercial informatizado da Caesb. Quando ocorrem alterações injustificadas no consumo, são geradas ordens de serviço para verificação da possibilidade de irregularidades.
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A população também denuncia por meio da Ouvidoria da Caesb e do telefone 115. No período de janeiro a julho deste ano, a ouvidoria encaminhou 471 ordens de serviço especificamente para fiscalização de fraudes nas ligações prediais de água. Outros órgãos do GDF e servidores da própria Companhia também são responsáveis por fornecer informações utilizadas pelas equipes de fiscalização no combate às irregularidades nas ligações prediais de água.
Desde o início do ano, a Companhia já contabilizou um total de 5.089 ordens de serviço de fiscalização em todo o Distrito Federal. Ceilândia foi a cidade onde houve mais emissões de ordens de serviço: 781. Em segundo lugar está Recanto das Emas com 604. Brasília ficou em terceiro, com 442, e Itapoã em quarto, com 333 ações de fiscalização entre janeiro e julho de 2012.
As notificações de irregularidades chegaram a 1.197 no período entre janeiro e julho de 2012. Ceilândia, Recanto das Emas e Itapoã lideram o ranking de consumidores notificados. As principais irregularidades encontradas pelas equipes da Caesb são ligação direta de água (440 casos), inversão de hidrômetro (327 casos) e fornecimento de água a terceiros e intervenção indevida no ramal (110 casos cada).
As fraudes – ou “gatos” – são crimes. Os responsáveis estão sujeitos a multa e ou pena de 1 a 4 anos de prisão. Para denunciar qualquer irregularidade, o cidadão pode entrar em contato com a Caesb pela Central de Atendimento 115 ou pela ouvidoria: 3329-9090.