15/08/2012 às 21:32

DF é destaque nacional em triagem neonatal

 Teste do pezinho realizado pela rede de saúde local permite o diagnóstico de 25 doenças, enquanto o Ministério da Saúde preconiza uma cobertura de apenas quatro enfermidades

Por Secretaria de Saúde

 O Distrito Federal é destaque nacional em relação ao teste do pezinho. A Secretaria de Saúde realiza a triagem neonatal em 95,6% dos bebês nascidos aqui, superando a média do país de 82,86% de bebês triados. Além disso, os hospitais e centros de saúde da SES-DF, em conjunto com o Laboratório de Triagem Neonatal, também se destacam em relação ao tempo de coleta e primeiro diagnóstico, o que ocorre num prazo de 10 dias, enquanto a média no Brasil é de 31 dias.

Segundo a pediatra do Núcleo de Saúde da Criança (SES-DF), Fernanda Canuto, outro diferencial é que o DF é o único a fazer a triagem ampliada pelo SUS no Brasil. Apenas no DF o teste do pezinho permite o diagnóstico de 25 doenças, enquanto o Ministério da Saúde preconiza uma cobertura de apenas quatro: hipotireoidismo, fenilcetonúria, fibrose cística e hemoglobinopatias (doenças causadas por uma proteína do sangue).

Entre as doenças detectadas pelo teste ampliado estão as Aminoacidopatias, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme e outras hemoglobinopatias e Hiperplasia Adrenal Congênita. De acordo com a médica, quanto mais cedo as doenças forem descobertas, melhor. “O objetivo da triagem neonatal é fazer com que doenças passíveis de tratamento sejam diagnosticadas em tempo hábil, a fim de evitar o comprometimento da criança”, ressalta a médica, lembrando que a toxicoplasmose congênita também está na lista das doenças que são triadas no DF.

A ampliação do teste do pezinho no Distrito Federal ocorreu em 2010. De lá para cá, toda criança que nasce nas maternidades da Secretaria de Saúde tem o sangue colhido num período de 24 a 48 horas, tempo ideal para o exame. A amostra segue para o Laboratório de Triagem, que funciona no Hospital de Apoio, e caso dê positivo, é feita uma reconvocação do bebê para um novo exame.