Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
15/08/2012 às 00:08
São Sebastião conta desde o início deste mês com escola em tempo integral que atende aproximadamente 240 crianças entre 4 e 5 anos
O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do vice-governador, Tadeu Filippelli, inaugurou na tarde desta terça-feira (14), em São Sebastião, o Centro de Educação Infantil(CEI) nº 3, que funciona em regime integral desde o dia 1º de agosto e atende aproximadamente 240 crianças entre 4 e 5 anos. A unidade funcionará sete horasdiárias por turno e oferecerá três refeições em cada período. Pela manhã, o atendimentoserá das 7h30 às14h30, e à tarde, das 11h às 18h.
Agnelo Queiroz explicou a importância da escola integral na educação infantil.
“No passado, achava-se que criança só deveria começar a estudar depoisdos seis anos de idade. Hoje, muita gente pensa que o ensino nessa faixa etária é só para os pais trabalharem com tranquilidade”, comentou Agnelo. “É verdade, mas não é só isso. O ensino nessa faixa etária é a base para o alunoter um rendimento maior no futuro, pelos estímulos que recebe. Isso é o maisimportante. Serão cidadãos mais bem preparados para o futuro”, completou.
O vice-governador,Tadeu Filippelli, ressaltou aspectos de infraestrutura. “Essa escola tem o mesmo padrão que as do Plano Piloto e dos lagos Sul e Norte. A iluminação, a estrutura metálica e toda a construção são de primeira linha.”
Os centros de educação infantil materializam a resposta do governo para assistir a primeira infância do DF e fazem parte de um projeto piloto da Secretaria de Educação. O objetivo é qualificar o ensino por meio de medidas como a jornada integral e a maior presença de profissionais habilitados em ambientes propícios à aprendizagem e ao desenvolvimento infantil.
“É a escola que a gente quer: o aluno com mais tempo na instituição ecom ações intersetoriais. Não se trata apenas de atividades dentro da escola,mas também de interligação com as vilas olímpicas e com a cultura das cidades”,ressaltou o secretário de Educação, Denilson Bento da Costa.
O projeto já funciona na Cidade Estrutural, que recebeu, em maio deste ano, o primeiro CEI. Duas unidades estão prontas em Planaltina e Brazlândia – esta última será inaugurada nesta quarta-feira (15) –, e dois jardins de infância estão em obras em Samambaia e Riacho Fundo.
Estrutura – O centro de ensino de São Sebastião tem oito salas com banheiros, brinquedoteca, videoteca e refeitório. A coordenadora da Regional de Ensino de São Sebastião, Edilene Abreu, lembrou que todos os espaços da escola são adaptados para crianças com necessidades especiais. “Essa escola significa muita dignidadepara a comunidade. A qualidade de ensino para essa faixa etária será a basepara a vida escolar dessas crianças”, disse.
Participaram da inauguração os secretários da Criança, Rejane Pitanga; e do Trabalho, Washington Luiz; a administradora de São Sebastião, Janine Barbosa; o deputado federal Roberto Policarpo; e o distrital Agaciel Maia, entre outras autoridades.
Principais objetivos do Centro de Educação Infantil em regime integral: |
•ampliar a oferta de vagas da educação infantil; •permitir que esta oferta seja coadunada com o acesso à educação integral; • instituir proposta inovadora na educação infantil em uma perspectiva da aprendizagem e desenvolvimento integral e integrado das crianças; • oferecer condições e recursos para que as crianças usufruam seus direitos civis, humanos e sociais; • assumir a responsabilidade de compartilhar e complementar a educação e cuidado das crianças junto às famílias; • garantir segurança alimentar com a oferta de três refeições diárias com base nas necessidades nutricionais das crianças pequenas e nos hábitos de alimentação saudável. |