16/08/2012 às 21:26

Taguatinga inova na marcação de cirurgias

Sistema organiza lista de espera e prioriza pacientes 

Por

A Coordenação Geral de Saúde de Taguatinga (CGST) criou uma Central de Marcação de Cirurgias (CMC), com objetivo de organizar as listas de espera por procedimentos cirúrgicos de pacientes.

Segundo a coordenadora-geral de Saúde de Taguatinga, Sonia Salviano, a central é um esforço conjunto para organizar a lista de espera e priorizar os pacientes que aguardam há mais tempo. As cirurgias serão marcadas de acordo com a disponibilidade de salas cirúrgicas e anestesistas.

As listas serão analisadas por um grupo de especialistas de cirurgia geral e vascular, de ortopedia, ginecologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, mastologia e urologia.

A CMC também visa evitar que pacientes façam exames pré-operatórios que acabem por perder a validade porque as cirurgias não são realizadas. “Com a CMC o paciente só fará os exames quando tiver a data da cirurgia agendada”, diz Sonia Salviano.

Nos seis primeiros meses de 2012, o HRT já realizou 2.695 cirurgias, resultado do programa Fila Zero e da contratação de anestesistas. De abril a julho, a taxa de utilização de salas cirúrgicas foi ampliada em 80%. Por isso, as cirurgias com anestesia local estão sendo realizadas no centro cirúrgico ambulatorial criado em junho.